Peças de teatro serão apresentadas em ruas e praças de municípios de MT

A partir desta terça-feira (29), diversos espetáculos de teatro serão apresentados em Cuiabá, assim como em Várzea Grande, região metropolitana da capital, e no município de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. O evento contará com a participação do grupo Zé Bolo Flô de Teatro de Rua, que realizará seu 3º Festival e fará parte do 2º Circuito de Festivais de Teatro.
As apresentações serão feitas na Praça Alencastro, Praça Cultural do Pedra 90 e do Jardim Vitória, Parque Tia Nair, Arena Pantanal, Terminal Urbano do CPA 1, Casa das Artes de Várzea Grande e na Praça Central de Barão de Melgaço. O Festival Zé Bolo Flô é uma realização do Grupo Tibanaré em parceria com o Instituto Cultural Casarão das Artes.
“Neste ano o festival cria um espaço reflexivo e não perde a festividade artística. Entretanto, vai dialogar com o olhar do público e do artista para sua cidade. Algumas pessoas nunca tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade do Pedra 90 e Jardim Vitória, por exemplo, ou até mesmo ir ao terminal do CPA 1. Um dos objetivos do festival é integrar a comunidade local com os espectadores”, afirmou o fundador do Grupo Tibanaré e idealizador do festival, Jefferson Jarcem.
Buscando fortaceler o teatro juntamentente com a função crítica e social, nesta terceira edições, os artistas e os grupos de teatro de rua que deverão se apresentar serão exclusivamente de Mato Grosso, com o intuito de estimular a continuidade desse processo nas comunidades.
Circuito
O circuito de festivais de teatro foi criado em 2015, com o intuito de interligar os profissionais das artes cênicas, que atuam em diversas regiões do estado. O circuito busca promover uma melhor conexão entre os pesquisadores e os artistas nacionais e estrangeiros.
A primeira edição do circuito foi realizada no ano passado e envolveu quatro festivais: Velha Joana, em Primavera do Leste; Festival de Teatro de Campo Novo dos Parecis (Femute); Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua, em Cuiabá; e o Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, em Alta Floresta.
Para este ano, o Circuito ampliou o número de festivais participantes e contou também com a participação da Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) e o Humor do Mato.
A programação completa do festival pode ser conferida no site da Secretaria de Estado de Cultura.