Nutróloga responde: beber sem engordar... tem como? Existe solução?

Pois é, uma simples noite de festa pode fazer você engordar quase 1 kg ou mais. As pessoas que consumirem mais de 5 cervejas em uma noite, ingeriram uma média de 6300 kcal nas 24 horas após o primeiro gole. Precisamos de 7700 kcal para ganhar ou perder 1 kg.
Leia também:
Nutróloga ensina: Em plenas férias, veja como é possível retomar sua dieta
Acha fácil? De forma alguma. Tem que entrar na dieta e malhação durante a semana toda, por conta do "SÁBADO A NOITE", comprometendo toda sua dieta da semana seguinte.
É preciso muita disciplina, foco e RESTRIÇÃO. O excesso de álcool provoca alterações metabólicas e psíquicas no organismo, impactando em suas escolhas alimentares por alimentos calóricos para compensar a perda de nutrientes causada pelos drinques.
Entre gordura, carboidrato, proteína e álcool, o corpo tem mais facilidade para usar os carboidratos como combustível. Isso quer dizer que, com uma alimentação que restringe o carboidrato, o corpo buscará outras fontes de energia, no caso, o álcool que você ingerir.
Para você que não dispensa aquela bebidinha no final de semana, mas também não quer exagerar, aqui vai uma dica:
Cada grama de álcool tem 7 calorias, porém a cerveja engordará bem mais, pelo fato de conter uma concentração maior de carboidratos.
- Um chope de 300 ml tem aproximadamente 14 g de álcool e um destilado (40 a 50 ml) tem aproximadamente 12 g de álcool. Cerveja engorda com certeza, na verdade toda bebida alcoólica é rica em calorias. O grande problema da cerveja é que ela é leve, refrescante, fácil de beber e por isso, o consumo é muito maior do que quando bebemos uma dose de vodca ou Whisky, por exemplo.
- Cada taça de vinho tem em torno de 3 gramas de carboidrato, o que torna o vinho uma boa opção para um praticante de lowcarb, principalmente para pessoas que não toleram bebidas destiladas.
- Só o vinho seco branco ou tinto é lowcarb, o vinho suave é adoçado. É rico em resveratrol, polifenóis e excelentes antioxidantes, podendo ajudar a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento (como a inflamações crônica e as doenças crônico- degenerativas).
- Uma dose de vodca tem cerca de 70 calorias. Um excelente opção é caipirosca de frutas leves e de pouca caloria como limão, maracujá, abacaxi, morango e kiwi e feita com adoçante.
- Já o Whisky, tem 100 kcal em 1 dose de 45 g. A vantagem é deixar o gelo derreter e beber bem devagar.
Não deixe de intercalar sempre um copo de água entre as bebidas. Cuidado com os petiscos que acompanham as bebidas alcoólicas, pois eles normalmente são alimentos calóricos e cheios de gordura.
Outra dica importante é manter o treino diariamente, e intensificar no dia das festas e 1 dia após também, desta forma, conseguimos minimizar os estragos de um SÁBADO a noite. E lembre-se... SE BEBER, NÃO DIRIJA.*Dra. Carol Jacobs é formada em Medicina pela Faculdade do Planalto Central (UNIPLAC) em Brasília no ano de 2008. Pós-graduada em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Capacitada em Nutrologia Esportiva, Suplementação alimentar do sedentário ao atleta, Nutrologia Geriátrica, Fisioendocrinologia Muscular, Ergogênicos e Obesidade.