Jornalista de Sinop lança o livro O Mundo Fantástico da Formiga Zaroia

De autoria da jornalista Maria da Paz Sabino, foi lançado em Sinop o livro O MUNDO FANTÁSTICO DA FORMIGA ZAROIA, que permite ao leitor percorrer as diferentes linguagens sociais da constituição cultural de um povo. O discurso ficcional permite um referencial cultural no campo da composição da linguagem, bem como uma viagem reflexiva sobre as relações sociais da contemporaneidade. É uma história que envolve lutas, sacrifícios, disputas, amor e solidariedade no mundo ficcional e ao mesmo tempo concreto, que a autora faz nascer da ficção para o real a personagem Formiga Zaroia. A temática desenvolvida na obra rompe com os estereótipos convencionais da literatura infanto-juvenil. É um livro realmente instigante que vale à pena ser lido e contemplado.
O livro O MUNDO FANTÁSTICO DA FORMIGA ZAROIA permite à criança percorrer as diferentes linguagens sociais da constituição cultural de um povo. O discurso ficcional permite ao público leitor um referencial cultural no campo da composição da linguagem, bem como uma viagem reflexiva sobre as relações sociais da contemporaneidade. Numa primeira instância, Zaroia é uma formiga que luta pela sua sobrevivência. Um processo natural da espécie, no entanto, o percurso narrativo permite um estudo mais complexo. O comportamento de Zaroia deixa de ser o de um simples inseto. Sua personificação a transforma num ser pensante vive num mundo de disputas e contradições sociais.
A temática desenvolvida na obra rompe com os estereótipos convencionais da literatura infanto-juvenil. Conhecida pelos seus estigmas pré-concebidos na constituição dos personagens e na ocupação dos espaços e bens. Os protagonistas dispõem de habilidades físicas ou morais sobrenaturais. São vencedores sem esforços, porque a eles foi delegado todo poder do mistério além-vida. Assim, há uma pré-seleção dos vencedores e vencidos, induzido o leitor infanto-juvenil a uma competência educativa voltada a reprodução de uma cultura determinada, primando pela estratificação social, limitando a possibilidade de ler o mundo nas suas diversas facetas.
É sobre esta história, que envolve lutas, sacrifícios, disputas, amor e solidariedade no mundo ficcional e ao mesmo tempo concreto, que a autora faz nascer da ficção para o real a personagem Formiga Zaroia. É um livro realmente instigante que vale à pena ser lido e contemplado.