Grafiteiros criam faixa 3d para evitar acidentes em Primavera do Leste

Um motorista desacelera, levanta a cabeça sobre o volante e estica o pescoço. “Será que é verdade?”, deve pensar. A poucos metros da faixa de pedestre ele para o carro. “Sim, é verdade!”, sentencia. A faixa simplesmente flutua sobre o asfalto!
Esse evento “sobrenatural” ocorreu pela primeira vez na terça-feira (17), em Primavera do Leste, quando os artistas Babu Seteoito e Presto Vintetreis executavam um trabalho artístico que virou febre no mundo inteiro: as imagens em três dimensões no pavimento asfáltico das grandes e (pequenas) cidades.
Depois de Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos e França chegou a vez de Primavera, um dos mais promissores municípios do interior mato-grossense. Na última semana, a Prefeitura do município contratou Babu e Presto para transformar algumas simples faixas em verdadeiras obra de arte do graffiti mato-grossense.
Os dois artistas já pintaram quatro faixas em duas importantes avenidas da cidade. Em uma delas, o alto índice de acidentes começou a preocupar os moradores. Nas últimas semanas - antes das faixas serem pintadas - uma idosa e uma criança foram atropeladas por veículos que não respeitaram a sinalização de preferência ao pedestre.
“É até interessante porque a gente parou para reparar e viu que muita gente chegava a três ou quatro metros da faixa, reduzia e levava um susto, um baque. Teve um pessoal até que parou para trocar ideia com a gente quando nós terminamos o trabalho”, comentou Presto
A imagem em três dimensões oferece a nítida e enganosa sensação de que não se trata de uma faixa e sim de uma passarela suspensa. Se o carro acelerar vai bater de cheio no objeto flutuante. Mas isso tudo é pura ilusão de ótica a serviço da cidadania. A expecatativa dos gestores municipais é que com a criação das faixas 3d os acidentes comecem a diminuir nas duas vias que receberam a intervenção.