Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 07:37

SERVIÇOS

Unidades de Saúde de Sinop ofertam testes rápidos de gravidez

23 de Novembro de 2021 ás 09h 24min, por Karoline Kuhn

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sinop passam a ofertar, a partir desta semana, testes rápidos de gravidez para as moradoras do município. Conforme a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Juliana Rosinke, para realizar o teste, a moradora que está com suspeita de gravidez pode marcar uma consulta diretamente com a enfermeira ou enfermeiro da unidade de referência.

A oferta do teste rápido para detecção precoce da gestação é preconizada pelo Ministério da Saúde. Esse serviço tem como objetivo o acolhimento da equipe de Atenção Básica à gestante, além de proporcionar situações como início do pré-natal em tempo oportuno e, também, orientações baseadas nas necessidades singulares de cada usuária. 

Atualmente, Sinop conta com 25 unidades básicas de saúde, incluindo na zona rural, e dispõe de 38 equipes de atendimento. 

Quando realizar o teste?
O guia técnico do Ministério da Saúde destaca que o teste rápido é indicado para mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual. O tempo de atraso para realização do teste deve observar a indicação do insumo disponível, sendo em sua maioria igual ou superior a sete dias.