Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 00:55

SAÚDE

Testes rápidos contra Covid-19 são ofertados nos postos de saúde em Sinop

21 de Junho de 2022 ás 07h 53min, por Karoline Kuhn
Foto por ASSESSORIA

Os testes rápidos para identificação de casos da Covid-19 estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município para os moradores que apresentarem sintomas gripais. “Deixamos os testes rápidos para serem feitos pelas unidades de saúde até para facilitar [...]. Então, aquela pessoa que apresenta sintomas gripais, ela já passa pelo atendimento na unidade de saúde, faz o teste rápido e, aquele paciente que estiver necessitando de atendimento de urgência e emergência, é encaminhado para UPA que é a nossa unidade de referência”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo. 

A medida está em vigor desde final de abril, quando foi desativada a Unidade Covid Primaveras a partir da redução dos casos. Além de disponibilizar os testes nas UBS’s, a secretaria mantém ativos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), três leitos específicos para atender casos moderados e graves de Covid-19. “Porém, nossa taxa de ocupação de leitos é 0. Não temos pacientes internados nos últimos 60 dias”, destacou a secretária.

Daniela lembra que, apesar dos números serem favoráveis, a prevenção é importante para que o cenário da Covid-19 permaneça estável ao município. Para isto, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacinação contra doença em vários locais de segunda à sexta-feira, além de ofertar o serviço aos sábados, desde o final do ano passado. “É uma preocupação e um pedido do nosso prefeito Roberto Dorner em manter esse trabalho aos sábados e oportunizar a população o fácil acesso às vacinas, tanto contra Covid-19 quanto para outros imunizantes”, finalizou.