Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Abril de 2024 - 05:31

Covid-19

Sorriso volta a abrir Hospital Municipal de Campanha

24 de Junho de 2022 ás 11h 02min, por

O Hospital Municipal de Campanha de Sorriso vai voltar a abrir as portas. E já tem data definida para isso. A reabertura será no dia 04 julho. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 realizada no início desta sexta-feira (24). Além do retorno do HMC, o Comitê também decidiu pelo uso obrigatório de máscara em todas as unidades de saúde do Município e nas unidades hospitalares.

A medida, conforme o prefeito Ari Lafin, é uma forma de controlar a circulação viral e conter novas contaminações por covid-19. “Essa é uma doença que precisamos aprender a conviver e, nesse momento, precisamos de bom senso; por isso, seguindo orientação técnica decidimos pelo uso da máscara em ambientes de saúde”, diz Ari.  Para a equipe, essa é uma forma tanto de proteger pacientes que aguardam por atendimento quanto os profissionais.

O secretário de Saúde, Sílvio Stolfo, reforça a importância de quem ou testou positivo ou estar apresentar sintomas gripais usar máscara. O paciente que testou positivo deve ficar em isolamento. “Também estamos voltando com toda a estrutura anterior, com equipes visitando os pacientes em casa”, explica.

Hoje são 160 pacientes ativos; 18 deles são crianças e com até 11 anos e, dentre elas 5 tem entre 0 a 5 anos; nenhuma delas foi imunizada contra a covid-19. “Essas 18 crianças são pacientes com sintomas leves a moderados e que estão em acompanhamento; nenhum deles está internado”, reforça o secretário. Há ainda 6 adolescentes de 12 a 17 anos; todos receberam duas doses. E, são mais 136 adultos; 17 deles não receberam nenhuma dose; 11 com uma dose; 71 com duas doses e 37 com três doses. Dentre os adultos são 4 internados; 3 deles em UTIs e sem o esquema vacinal completo e um paciente não vacinado internado em enfermaria.

Por isso a recomendação: quem apresentar sintomas gripais ou dificuldade respiratória deve procurar imediatamente o PSF mais próximo de sua residência até a reabertura do HMC. Nesses casos, o paciente é orientado sobre a testagem no AME e, se der positivo reencaminhado para o PSF para a prescrição médica. “E bom senso: quem estiver postivo deve ficar em isolamento”, finaliza Sílvio.