Sinop: Vídeo apontam supostos casos de problemas neurológicos por causa da vacina de covid-19

O pânico e o caos na saúde pública se instalaram, nas últimas 24 horas, no município de Sinop após a publicação nas redes sociais falando sobre efeitos contrários da vacina. No conteúdo disponibilizado e disseminado nos grupos de conversa de aplicativo, o médico neurocirurgião, Luiz Afonso D. Matos, alerta sobre dois casos de possíveis problemas neurológicos graves que afetaram dois pacientes do município depois da aplicação da vacina contra o Covid-19.
O documento foi entregue na Secretaria de Saúde em Sinop (500km de Cuiabá) e ele aponta que os pacientes, de 13 e 36 anos, um do sexo masculino e outro feminino, tiveram sérias realizações e complicações ao tomarem a vacina contra o covid-19 no ano passado.
Acompanhe o vídeo publicado e disparos nas redes sociais, onde o profissional fala que estará alertando as autoridades do município.
Assista:
Depois de ter conhecimento do caso e com medida de alertar à sociedade. A Secretaria de Saúde teve o cuidado de estar emitindo uma nota à imprensa, que se tornou público.
NOTA À IMPRENSA
A Secretaria de Saúde informa que:
• Tem ciência do vídeo divulgado pelo médico, Luiz Afonso Matos;
• Recebeu, na manhã desta quinta-feira, 10, as fichas de notificação / investigação, assinadas pelo médico, que sugerem prejuízos neurológicos causadas em decorrência da aplicação do imunizante contra a Covid-19;
• As fichas serão lançadas no sistema do Ministério da Saúde que, é responsável por qualquer análise e investigação que envolva reações e efeitos colaterais relacionadas às vacinas contra a Covid-19;
• Conforme a ficha recebida, um dos pacientes, do sexo masculino, tem 13 anos, tem declarado o recebimento de, apenas, uma dose, do imunizante Pfizer, aplicado no dia 28 de outubro de 2021;
• Já o segundo paciente, do sexo feminino, também conforme a ficha recebida, tem 36 anos, tem declarado duas doses do imunizante Pfizer, aplicados no dia 25 de junho de 2021 e 20 de dezembro de 2021.
No final do vídeo, ele [médico] se coloca à disposição para as pessoas que tiverem dúvidas dizendo que podem entram em contato com o próprio profissional.
O que se questiona é: até onde vai a responsabilidade na publicação? Onde o país interroga sobre a doença e a eficácia na vacina aplicada aos seus cidadãos?.
Esses pacientes estão sendo acompanhados continuamente pelas suas famílias para apontar se a vacina teria causado os problemas apontados pelo médico ou se esses problemas são protagonistas desse avanço da suposta doença nos pacientes?
Os casos estão sendo acompanhado pelas autoridades do Municipio, Estado e União
Vale lembrar que o município de Sinop já recebeu 277.797 vacinas e aplicou mais de 260.776 doses.
A faixa etária de imunizados varia de 80 anos a mais, e de 5 à 11 anos. Nesses públicos, foram aplicadas 131.498 doses na primeira e 104.371 na segunda, em dose de reforço 18.171 em dose. Já na dose única e 6.736 pessoas imunizadas.
Os dados estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Sinop.