Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Março de 2024 - 05:40

SB Brasil

Sinop participa de pesquisa nacional sobre saúde bucal; dois bairros foram escolhidos

10 de Agosto de 2022 ás 16h 32min, por Karoline Kuhn

Moradores dos bairros Primaveras e Daury Riva em Sinop foram selecionados para participarem do projeto SB Brasil, que consiste em uma pesquisa nacional sobre saúde bucal para levantamento das condições epidemiológicos de saúde bucal. O objetivo é identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

“Essa pesquisa é realizada a cada 10 anos, com objetivo de fazer um levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal da população brasileira e, em Sinop foi pactuado, participando do SB Brasil, com bairros selecionados pelo próprio programa”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Sinop, Julia Elis Johann Pigosso.

A fase de pesquisa de campo em Sinop começou ontem (09), contando com a participação de uma agente comunitária de saúde, uma auxiliar de saúde bucal e uma cirurgiã dentista, e deve ter duração aproximada de três semanas. Para segurança da população, as profissionais estão devidamente identificadas e fazem as visitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida em decorrência da emergência sanitária do Coronavírus.  “A partir dessa pesquisa nacional de saúde bucal se cria uma banco de dados com as informações gerais acerca das condições da saúde bucal do Brasil e, também, para um planejamento a respeita dessas condições em via Federal e Estadual”, acrescentou.

O projeto marca a continuidade de pesquisa feitas em 2003 e 2010, consolidando assim uma série histórica. A iniciativa contribui para o avanço de estratégias de avaliação e planejamento dos serviços ao mesmo tempo que fortalece um modelo metodológico e fixa um campo de atuação do componente de vigilância à saúde. O levantamento epidemiológico de 2003, por exemplo, subsidiou a concepção da Política Nacional de Saúde Bucal, reforçando a incorporação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família e a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

A pesquisa, conforme dados do Ministério da Saúde, deve passar por 422 municípios (sendo 26 capitais e o Distrito Federal) e entrevistar aproximadamente 50,8 mil pessoas. A população referência do levantamento é composta por brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes, localizados em regiões urbanas de todo o território nacional. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de anos e de 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos. Esses domicílios estão dentro de setores censitários, que são unidades territoriais definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja escolha ocorreu por sorteio.