Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 14 de Setembro de 2025 - 05:48

SAÚDE FEMININA

Profissionais de Sinop participam de treinamento de sistema voltado à saúde da mulher

26 de Novembro de 2021 ás 10h 04min, por Karoline Kuhn
Foto por ASSESSORIA

Enfermeiros da rede de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde receberam um novo treinamento sobre inserção e monitoramento para uso do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN).  A ação, desenvolvida por meio de webconferência, foi realizada ontem (25), na sede da própria pasta. 

A atualização, desenvolvida por profissionais da Secretaria Adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde e Coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas do Estado, no formato de canal de diálogo entre os participantes, foi garantida a partir de uma visita técnica realizada, em outubro, pela Secretária Municipal de Saúde, Daniela Galhardo, à Secretaria Adjunta em Cuiabá. Na ocasião, a gestora conheceu as etapas do processo de pactuação entre municípios, para a contratualização dos serviços de Citopatologia, Histopatologia e Mamografia.

“A gestão municipal quer aumentar o acompanhamento e implementação das linhas de cuidados às mulheres com câncer de mama e colo e útero. E, para iniciarmos este processo precisamos capacitar nossos profissionais. Desta forma, teremos mais dados de Sinop no SISCAN, que resultará em mais recursos e apoio dos Governos, Estadual e Federal. Só assim, poderemos implantar grandes projetos de prevenção e cuidados as mulheres do nosso município”, explicou Galhardo.

O SISCAN é um sistema de informação sobre câncer. Nele, são registrados os exames de rastreamento e investigação diagnóstica dos cânceres do colo do útero e de mama, assim como informações sobre condutas diagnósticas e terapêuticas relativas ao seguimento dos casos positivos e/ou alterados. 

As principais funções do Siscan são: sistematizar e arquivar as informações referentes aos exames de rastreamento e investigação diagnóstica dos cânceres do colo do útero e de mama; fornecer laudos padronizados; selecionar e arquivar amostras dos exames citopatológicos do colo do útero para monitoramento externo da qualidade (MEQ); facilitar o processo de seguimento de mulheres com exames alterados, além de fornecer dados para monitoramento e avaliação das ações de controle dos cânceres do colo do útero e de mama.