Prefeitura realiza mutirão de vacinação no Nico Baracat, amanhã (26)
A Prefeitura de Sinop realiza mutirão especial de vacinação, amanhã, sábado (26), no conjunto habitacional Residencial Nico Baracat, para atender a demanda de atualização do cartão de vacinas de toda população. A ação ocorrerá das 8h às 15h30, com a disponibilização de todos os imunizantes do Plano Nacional de Imunização, exceto a vacina contra dengue.
O coordenador de imunização e rede frio da Secretaria de Saúde de Sinop, João Gustavo Breganó, explica que o objetivo é aproximar da população, os serviços básicos oferecidos pelo Executivo, principalmente na imunização da comunidade contra doenças inclusas no plano do Governo Federal.
“A vacinação é o principal meio de combate às doenças que deixam sequelas e que estão presentes nos atendimentos da rede pública de saúde. Visando o bem estar e trabalhando na promoção da saúde dos sinopenses e também humanizando os atendimentos, a secretaria implementou a vacinação itinerante para aproximar a população desse serviço essencial e de suma importância para todos”, disse ele.
Oimunizante contra influenza (gripe), estará disponível para todos os públicos, a partir de 6 meses de vida.
Érico Stevan, secretário de Saúde, afirma que o modelo itinerante de vacinação promovido pela pasta, visa facilitar o acesso da população à imunização e humanizar o atendimento da pasta.
“Essa é a ideia. É um pedido do prefeito Roberto Dorner, promover a humanização no atendimento, quando chegamos aqui. E é isso que estamos fazendo, indo até à população. É assim que a gestão vem trabalhando, indo in loco. Recentemente fizemos ação no Nico Baracat, na semana passada, estivemos lá no Daury Riva, em uma ação conjunta das secretarias. E nesse final de semana teremos no Machado André Maggi e no Shopping”, explicou ele.
Influenza
O médico clínico geral da Secretaria de Saúde, Alessandro de Oliveira Arantes, explica que é comum, nesse período, o aparecimento e aumento de casos de síndromes gripais devido às condições climáticas de nossa região. “Com essa mudança de clima, temos uma alteração na condição do ar que a gente respira, que influencia diretamente em condições que a gente agrupa como, síndromes gripais”, disse.
Devido ao risco de infecção pela doença, Arantes recomenda a imunização por meio da vacina disponibilizada na rede municipal. “Temos a vacina disponível no município, por enquanto ainda estamos no grupo prioritário, mas essa vacina será disponibilizada para outros grupos já nas próximas semanas. Então o apelo é: procure a vacina, pois ela evita as formas graves da doença”, concluiu.