Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 12 de Setembro de 2025 - 16:12

APERFEIÇOAMENTO

Prefeitura realiza capacitação para profissionais da saúde sobre manejo clínico da sífilis

21 de Outubro de 2022 ás 07h 53min, por Vanessa Kienen
Foto por ASSESSORIA

A segunda fase da Capacitação do Manejo Clínico da Sífilis e Eliminação da Transmissão Vertical voltado para enfermeiros da Rede de Atenção à Saúde, está sendo realizada pela Secretaria Secretaria Municipal de Saúde  com objetivo de zerar a transmissão vertical da doença no município. A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Sinop (SES), destinada a médicos, enfermeiros e odontólogos,

O curso que teve início na quarta-feira (19) e termina hoje (20). A enfermeira epidemiologista da SES, Celma Assunção, explica que meta desta que é uma campanha nacional é a eliminação das doenças. “A gente espera que com essa capacitação os municípios consigam, construir fluxos de atendimento preparando os profissionais para esses atendimentos”, pontuou.

A secretária de Saúde de Sinop, Daniela Galhardo, ressalta que as capacitações para os profissionais são constante. “É uma capacitação de suma importância.  Mais uma vez o prefeito Roberto Dorner, preocupado com a nossa população, tem feito parcerias com o Estado, para essas capacitações que são muito importantes para os profissionais da saúde”, frisou.

Marlene Maria Bonetti é enfermeira no município e destacou a importância da preparação e orientação que os profissionais estão recebendo. “É muito importante o município trazer essa capacitação para nós profissionais, pois ficamos mais  habilitados para realizarmos um melhor diagnóstico. A partir da  capacitação,  poderão ser feitos mais diagnósticos toda a população”, pontuou.

O constante aperfeiçoamento profissional tem sido um dos nortes de trabalho da Secretaria de Saúde. Em maio deste ano, por exemplo, a equipe da pasta recebeu profissionais da Secretaria de Estado para apresentar o projeto “Sífilis não!”, que tem como objetivo a eliminação da transmissão vertical da sífilis congênita nos municípios mato-grossenses.  No mesmo mês, médicos da atenção primária em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram de um treinamento para atualização e aperfeiçoamento sobre o tema.

A sífilis é uma doença silenciosa e de caráter sistêmico. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida por contato sexual. Pode ser transmitida também na gestação ou parto, causando consequências como aborto, natimorto, parto prematuro, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.