Prefeitura de Sinop faz mutirão de consultas pré-cirúrgicas para pacientes ginecológicas
Com o objetivo de garantir o acesso à saúde e promover o bem-estar das sinopenses, a Prefeitura de Sinop vai realizar, neste sábado (28), um mutirão de consultas ginecológicas pré-cirúrgicas. Ao todo, cerca de 180 pacientes já reguladas serão atendidas por médicos especialistas conveniados ao Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, fazendo o direcionamento de cada caso.
“As pacientes que serão atendidas neste sábado, são mulheres que já estão devidamente reguladas e que passarão pelas consultas ginecológicas, oportunidade em que os médicos farão as avaliações de cada caso, encaminharão os exames pré-operatórios nos casos cirúrgicos e demais encaminhamentos necessários”, detalhou o secretário de Saúde, Robinson Martins.
Os atendimentos serão realizados na sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na rua das Castanheiras, centro, e serão divididos em dois turnos. “Nós estamos empenhados em ampliar cada vez mais a oferta de consultas, exames e cirurgias para a população. Esse mutirão é um exemplo dos vários que foram feitos no decorrer dessa gestão, que resultaram no aumento no número de atendimentos e na redução do tempo de espera em cirurgias eletivas, garantindo um suporte adequado e de qualidade”, destacou Martins.
Com a realização de mutirões e com o convênio que o município tem com o Consórcio, a Prefeitura conseguiu dar celeridade em vários processos e, com isto, zerar a fila de espera em pelo menos 20 especialidades cirúrgicas, entre elas a Cirurgia de Alta Frequência (CAF - excisão tipo 3 de colo uterino), procedimento para lesões do colo uterino, onde uma área doente pode ser retirada com o menor dano possível ao órgão.
ZERANDO A FILA
Um recente levantamento feito pela Secretaria de Saúde aponta que de janeiro de 2021 até o início de setembro deste ano, o município investiu aproximadamente R$ 18,3 milhões apenas no Consórcio Público, proporcionando a execução de mais 280 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias e, deste modo, zerando a fila de espera por procedimentos cirúrgicos em 20 especialidades.
REVENÇÃO
A prevenção de doenças é essencial para a saúde da mulher e pode ser iniciada facilmente nos postos de saúde. Em Sinop, por exemplo, todas as Unidades Básicas de Saúde realizam a coleta do preventivo e, em caso de detecção precoce de alterações, a paciente é direcionada aos encaminhamentos necessários. Além disso, os profissionais de saúde estão disponíveis para fornecer orientações sobre cuidados, alimentação e hábitos saudáveis.