Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 12 de Setembro de 2025 - 13:45

MONKEYPOX EM MT

Mato Grosso registra primeira morte por varíola dos macacos

10 de Novembro de 2022 ás 12h 18min, por GIORDANO TOMASELLI
Foto por DIVULGAÇÃO INTERNET

 Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou nesta quarta-feira (9) o primeiro óbito em Mato Grosso em decorrência da Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos.

O paciente era um homem de 27 anos, morador do município de Campo Verde (140 km de Cuiabá).

Ele havia recebido a confirmação do diagnóstico de Monkeypox em 5 de setembro e foi transferido no dia 21 do mesmo mês para o Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá, onde desde então estava em tratamento.

Segundo a SES, o homem apresentava baixa imunidade e possuía comorbidades, o que agravou o quadro da doença.

Até na última terça-feira (08), quando saiu o último boletim epidemiológico, o Estado havia confirmado 114 casos de Monkeypox e investigava outros 10 suspeitos.

Os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes apresentam início súbito de lesão em mucosas e erupção cutânea aguda, sugestiva para Monkeypox única ou múltipla, em qualquer parte do corpo.

A transmissão ocorre principalmente no contato com essas lesões. Embora mais rara, outra forma de transmissão é por vias aéreas.

Óbitos pela doença têm sido raros e ocorrem principalmente em grupos de maior risco, como crianças e pacientes imunossuprimidos.