Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 12 de Setembro de 2025 - 11:47

SAÚDE

Mais de 800 pacientes realizaram exames e não retiraram os resultados no Hospital do Amor

07 de Dezembro de 2022 ás 10h 19min, por Julia Briante
Foto por ASSESSORIA

Cerca de 800 pacientes não retiraram os resultados dos exames realizados pelo Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso. A instituição, filiada ao Hospital de Amor de Barretos, oferece atendimento gratuito para mulheres de Sinop e região, e tem como foco a prevenção do câncer de mama e colo uterino.
 
Dentre os laudos estão resultados de mamografia e Papanicolau. A equipe do instituto solicita que os exames sejam retirados em até 30 dias após a realização do exame, para garantir a eficácia no acompanhamento e cuidados com a saúde das pacientes.
 
"Um laudo completo e confiável, conforme o que é emitido pelo Instituto, é fundamental para o controle e rastreamento de doenças, como o câncer de mama e câncer de colo uterino. Afinal, é nesse documento que se encontra a análise e conclusão de um mastologista, radiologista, ou ginecologista sobre o exame. É por meio desses resultados que a mulher fica sabendo quando deve retornar para novos exames de rastreamento", ponderou o Supervisor Administrativo do Instituto, Heverton C. Mota.
 
Atrelada à relevância do serviço gratuito e de combate a patologia, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início. O Supervisor reitera que quanto antes a paciente retirar o laudo, melhor é o acompanhamento.
 
"Aliado às estratégias de prevenção, o diagnóstico precoce fornece à paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito, ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo", concluiu.
 
Com um ano de funcionamento, o Instituto já realizou mais de 22.943 atendimentos. Apenas em 2022, 54 casos de câncer foram identificados precocemente em mulheres, que receberam o diagnóstico e orientações para iniciar o tratamento.