Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Abril de 2024 - 01:19

AJUDE A UCT!

Músico destaca importância da doação de sangue; saiba como ser um doador

11 de Novembro de 2021 ás 13h 37min, por Karoline Kuhn
Foto por ARQUVO PESSOAL

O ato de doar sangue pode ser muito mais que uma ação solidária. Pode ser um programa em família. É o que expôs o músico e morador de Sinop, Cássio Simioni, que já é doador por influência do pai há um ano e, ontem (10), esteve na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Sinop para mais uma contribuição. “Meu pai doa há muito tempo. Quando eu fui doar pela primeira vez, eu não sabia como funcionava. Então meu pai explicou que eles faziam alguns testes, achei bem legal”, pontuou.

“Eles [os profissionais] fazem a triagem, uma parte do sangue coletado é analisado. Se tem alguma anormalidade no sangue, o pessoal [da UCT] notifica. Achei bem interessante. O controle é bem rigoroso e, assim, muita gente precisa, né? Gostei bastante de estar lá ajudando e a equipe [da UCT] é muito bacana”, enfatizou. 

A coordenadora da UCT, Patrícia Chiamenti, lembra que a doação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h.  Todo tipo sanguíneo é importante, no entanto, há alguns estoques que estão mais baixos atualmente. “Precisamos de doadores, principalmente O positivo, O negativo e A negativo”, reforçou.

Para doar, é necessário que o munícipe siga algumas orientações, como: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos só podem doar acompanhados do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (com no mínimo 6 horas de sono); estar alimentado, evitando produtos gordurosos e muito doces; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação e, também, apresentar documento com foto, cartão SUS e endereço com CEP.

As pessoas que contraíram a infecção por Covid-19, também podem doar, mas, somente a partir do 30º dia após o fim dos sintomas em casos leves ou quando assintomáticos. Nos casos de infecção grave, que resultaram em internação, a recomendação é que as doações ocorram 90 dias após recuperação. Já em relação aos vacinados contra Covid-19, é necessário aguardar sete dias (da primeira ou da segunda dose) para fazer a doação.

A UCT de Sinop fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional.  

VOCÊ SABIA? – As informações são do Ministério da Saúde:
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo retirado é de 450 ml. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Homens podem doar até quatro vezes ao ano (de 2 em 2 meses) e, mulheres, até três doações (de 3 em 3 meses).