Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Abril de 2024 - 08:00

CAPACITAÇÃO

Médicos e enfermeiros da Região Teles Pires participam de capacitação Teórica na saúde

17 de Novembro de 2021 ás 07h 33min, por MALINSKI JUNIOR
Foto por ASSESSORIA

Com a perspectiva o acesso a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) para as mulheres que recebem atendimento no Sistema Único de Saúde, em Santa Carmem, como um dos métodos contraceptivos mais eficazes para o planejamento sexual reprodutivo, a Rede de Atenção Básica, por meio do Programa Saúde da Mulher, realizou capacitação teórica no dia 12/11 direcionada a um médico e um enfermeiro de cada município que atuam nas unidades de saúde da família na Região Teles Pires. A pratica será realizada no primeiro trimestre de 2022, sendo que cada município devera selecionar 3 pacientes para a inserção do DIU.

É importante ressaltar que a pratica será ministrada e acompanhada pelo profissional ginecologista. Essa capacitação foi possível graças ao município de Lucas do Rio Verde que disponibilizou local e equipe para realizar a capacitação da Região Teles Pires.

A Secretaria de Saúde está reforçando as ações voltadas à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em Santa Carmem. Uma das medidas é capacitar profissionais na inserção do DIU, um dos mais eficazes métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente pelo SUS. Essa capacitação é uma demanda do município que foi adiada em função da covid -19 e que agora tornou se possível.

 Faixas etárias 

O DIU é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Pode ser utilizado em todas as fases da vida, assim como no pós-parto e pós-aborto. O contraceptivo é de fácil inserção e baixo índice de complicações, potencializa o planejamento familiar através do dispositivo intra-uterino. Para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (HIV/Aids, sífilis e hepatites virais), o método mais seguro é o uso de preservativo masculino ou feminino