Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 12 de Setembro de 2025 - 02:46

SAÚDE

Em três dias, Sorriso ultrapassa os 2,4 mil atendimentos

03 de Abril de 2023 ás 09h 37min, por Claudia Lazarotto
Foto por Reginaldo Souza

Mais um fim de semana com os serviços de plantão da saúde lotados. Foram 2.447 atendimentos clínicos. Esse foi o saldo de atendimentos registrados pela UPA Sara Akemi Ichicava; o PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste; o PSF Santa Clara e a Farmácia Central Cidadã neste fim de semana. Somente de retirada de medicamentos foram 784 registros entre o sábado e o domingo; já os atendimentos clínicos somaram 1.663.

 “Há cerca de um mês estamos com um número elevado de atendimentos; sempre ultrapassando a faixa de 1,5 mil atendimentos durante os fins de semana; no fim de semana passado, por exemplo, chegamos a 2.512 atendimentos e  durante a semana não é diferente, a procura tem sido bem alta”, frisa o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Devido ao alto volume de atendimentos, algumas medidas foram tomadas, explica o secretário. “Há dois fins de semana estamos com a Upinha da Zona Leste aberta 24 horas; a intenção é desafogar um pouco a da área central”, frisa.

“Com a busca em alta estamos tomando todas as medidas para garantir o atendimento a todos; em algumas situações a espera pode ser maior, mas não vamos deixar ninguém sem atendimento”, reforça o secretário.

Luis Fábio pontua que dentre o total de atendimentos, cerca de 70% são de situações de baixa complexidade. Já cerca de 30% são atendimentos de alta complexidade que exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para ser atendidas.

E para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que durante a semana quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou necessite trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de sua casa para agilizar o seu próprio atendimento. O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de PSFs.

“E aos fins de semana podem procurar ou a UPA ou a Upinha que ambas estão com equipe capacitada e pronta para atender”, finaliza.

Veja o funcionamento de cada espaço

O PSF Novos Campos, a Upinha da Zola Leste, atende de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte. E das 7 da manhã às 19 horas aos sábados e domingos, exclusivamente nos últimos dois fins de semana e também no próximo, feriado de Páscoa, a Upinha atenderá 24 horas. Já o PSF do Santa Clara atende com horário estendido das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira. E vale lembrar que ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.

Pra quem precisa de medicamentos, a Farmácia Central Takeo Watanabe também está de portas abertas 24 horas; para retirar medicação no local é necessário apresentar a receita do SUS.

E a UPA Sara Akemi Ichicava você já sabe: funciona 24 horas.