Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 21 de Outubro de 2025 - 16:44

VACINA

Dia D de vacinação mobiliza unidades de Sinop e mais de 1,5 mil doses são aplicadas

21 de Outubro de 2025 ás 07h 50min, por Jhayne Lima

Mais de 1.500 doses de vacinas foram aplicadas no último sábado (18) durante o Dia D de Vacinação em Sinop. A mobilização teve como objetivo principal atualizar as cadernetas e reforçar a imunização de crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. A ação fez parte da Campanha Nacional de Multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso da população às vacinas e elevar a cobertura vacinal em todo o país.

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, garantiu atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com exceção da UBS da Gleba Mercedes, durante o Dia D. Também participaram do atendimento o Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e André Maggi, além do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

O coordenador de Imunização da Prefeitura de Sinop, João Gustavo Breganó, explicou que a mobilização ampliou a faixa etária inicialmente proposta pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a ampliação foi uma forma de garantir que todos os públicos tivessem oportunidade de colocar a vacinação em dia. “O Dia D foi proposto pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, mas nós resolvemos expandir essa faixa etária para toda a população. Atendemos crianças, adultos, adolescentes, idosos, gestantes, enfim, todo mundo que precisava atualizar o cartão de vacinação”, destacou.

Breganó ressaltou ainda a importância da imunização como medida preventiva essencial, principalmente diante de doenças que voltaram a preocupar autoridades de saúde. “A vacina é a maneira mais eficaz e mais segura de prevenir e controlar doenças, principalmente no caso do sarampo. Nós temos casos aqui no país vizinho, a Bolívia, que recentemente enfrentou um surto da doença. Mato Grosso faz fronteira com esse país e já registrou alguns casos. Para evitar que o sarampo se dissemine, é fundamental manter o esquema vacinal atualizado”, afirmou.

O coordenador reforçou também a necessidade da dose contra o sarampo entre todas as faixas etárias. “Crianças, adolescentes e adultos até 59 anos precisam ter pelo menos uma dose da vacina contra o sarampo. Essa é uma das formas mais seguras de proteger contra a doença”, completou.

Durante o Dia D, o estudante Saymor Alves aproveitou o sábado de folga para se vacinar. “Eu tomei a vacina da gripe e achei muito legal pela facilidade do dia. Vim aqui e estava bem tranquilo. Aproveitei o meu dia de folga para colocar as vacinas em dia. Fiquei sabendo pela minha mãe, que me avisou que estava tendo vacinação da gripe na cidade, e decidi me vacinar hoje”, contou.

As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação continuam disponíveis nas unidades de saúde de Sinop, que funcionam de segunda a sexta-feira. Entre as doses oferecidas estão as vacinas contra BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV. A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde segue até o dia 31 de outubro.