Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 14 de Setembro de 2025 - 02:17

GRIPE

Casos de gripe e dengue superlotam UPA e atendimento é ampliado em Sorriso

28 de Dezembro de 2021 ás 07h 27min, por PORTAL SORRISO
Foto por Reprodução

Neste fim de ano, em meio à pandemia de Covid-19 - embora com queda acentuada das curvas de mortes e infecções, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem ficado superlotada. Isso porque cresceram em Sorriso os casos de gripe e dengue. Por isso, a Prefeitura determinou ampliação dos atendimentos no Hospital de Campanha e no PSF Novos Campos (conhecido como a Upinha da Zona Leste).

De acordo com o prefeito, Ari Lafin, a Upinha passa a atender das 18h às 6h, agora com dois médicos. Já o Hospital de Campanha  funciona das 7h às 19h, sem fechamento no horário de almoço. Ambas unidades serão abertas, também, nos fins de semana e feriados.

Conforme o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa, com relação à dengue, 50% dos pacientes testaram positivo e houve aumento dos quadros de síndromes gripais, o que resultou em superlotação na UPA, cujo atendimento diário, em média, é de 500 desde o dia 20. Já na sexta-feira (24), o número chegou a 543.

Devanil frisa que a gripe é disseminada no ambiente, sendo necessário o uso da máscara facial e cuidados com a higienização. “Apesar de não haver internados por Covid, é importante a vacinação para imunização, e também contra gripes. A hidratação também é importante”, destacou.

O prefeito Ari Lafin explicou que o Executivo tem esbarrado na falta de médicos para contratações, haja vista a necessidade em decorrência da maior demanda nas unidades de saúde. “Estudamos a possibilidade de ampliação do horário de atendimento no Hospital de Campanha, mas estamos com dificuldade na contratação de médicos, mas o secretário de Administração segue em busca de contatos”.

Das 17 unidades básicas de saúde, nove estão fechadas em Sorriso em virtude das férias dos profissionais. A partir do dia 18 de janeiro, todas retomarão os atendimentos normalmente.

"Independentemente de estarmos numa semana de festas, nós estamos aqui com toda a equipe preparada para atender também as eventualidades, e estamos reforçando a contratação de mais um médico na UPA. Este fim de semana foi atípico, mas estamos aqui para enfrentar o problema”.

Sobre a entrega de medicamentos pela Farmácia Cidadã Municipal, a assessoria informou que "por lei, somente os residentes em Sorriso podem retirar medicamentos na unidade. E, quando há necessidade, o paciente é medicado emergencialmente já na unidade de pronto-atendimento, havendo tempo hábil para que possa adquirir o medicamento em uma farmácia e assim continuar seu tratamento". 

À Agência Brasil, a infectologista Ana Helena Germoglio informou que não é possível definir se uma pessoa está com Covid-19 ou com gripe apenas com a análise do profissional.

Para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso realizar testes. No caso da covid-19, há diferentes modalidades, como os testes de antígeno ou laboratoriais PCR. No caso da gripe, também há distintos tipos de exames.