Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 04:30

DIAS ROSA

Carreta do Hospital de Amor realiza 116 mamografias nos Distritos de Boa Esperança e Primavera

14 de Junho de 2022 ás 09h 49min, por Adriano Carneiro
Foto por ASSESSORIA

A unidade móvel do Hospital de Amor esteve na última quinta-feira (09) e sexta-feira (10), no Distrito de Boa Esperança, realizando gratuitamente o exame preventivo do câncer de mama. Na ocasião foram realizados 77 mamografia, mas a carreta também esteve no Distrito de Primavera, onde realizou 39 exames de mamografia.

“A mamografia e o preventivo câncer do colo do útero, conhecido como Papa Nicolau, são muito importantes para saúde da mulher. Eles estão disponíveis pelo SUS e podem ser agendados durante todo ano em nossas Unidades de Saúde da Família, é só agendar. É importante fazer os exames mesmo não estando sem nenhum sintoma”, pontuou enfermeira da Atenção Primária, Cátia Luciano.  

A mamografia possibilita uma detecção precoce da doença, que por sua vez melhora prognóstico. Quando necessário esse exame será complementado por outros procedimentos como ultrassonografia ou ainda punção para posterior realização da biópsia.

Antes dos 50 anos de idade é indicado o autoexame, e quando apresentar alguma alteração ou a mulher tiver histórico familiar de câncer de mama  um médico deverá ser procurado para realização da mamografia ou ultrassonografia dependendo de cada caso.