Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 09 de Setembro de 2024 - 07:43

Mutirão

196 cirurgias de catarata foram realizados em Sinop

26 de Julho de 2024 ás 18h 58min, por Da Redação
Foto por Divulgação

Em Sinop nesta semana, foram realizadas quase 200 cirurgias de catarata no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O mutirão foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Programa Mais MT Cirurgias, do Governo de Mato Grosso, e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, pelo programa “Fila Zero”.

O cronograma previa um total de 210 procedimentos, porém 196 pessoas realizaram as cirurgias. Por isso é importante que os pacientes que aguardam na fila de espera mantenham o cadastro único sempre atualizado e fiquem atentos à convocação.

A catarata é uma condição ocular que afeta milhões de pessoas, levando à perda da visão se não for tratada. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados. E a única forma eficaz de tratar a catarata é através da cirurgia. 

O “Fila Zero” visa diminuir a fila de pessoas que aguardam por cirurgias ou exames médicos. Só neste ano pelo programa, foram 1.134 cirurgias e 752 exames realizados até o momento. Procedimentos esses que contemplam apenas os pacientes que já aguardam na fila de espera, e que a regulação entra em contato informando o dia, local e horário da cirurgia ou exame.

O CEM trabalha apenas com atendimentos agendados de segunda à sexta-feira das 6h às 18h, onde são ofertadas consultas, cirurgias e retornos médicos, nas especialidades de pediatria, neurologia, psicologia, psiquiatria, urologia/vasectomia, nefrologia, dermatologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, nutrição, cirurgião pediátrico, eletrocardiograma e realiza cirurgias de pequenos procedimentos. Vale ressaltar que o centro só atende pacientes regulados, previamente agendados pela equipe da própria regulação.