Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 16 de Setembro de 2025 - 01:41

Politica

Vereadores de Sinop aprovam quase 40 homenagens que serão entregues em Sessão Solene

15 de Setembro de 2025 ás 21h 21min, por Marco Stamm

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, durante a 30ª sessão ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (15) no plenário Jorge Abreu, sete Projetos de Lei, 22 Projetos de Decreto Legislativo, 16 Moções de Aplauso, dois Requerimentos e 25 Indicações. Além disso, foi mantido um veto total do Executivo.

Os Projetos de Lei tiveram desfechos diferentes. O PL 52/2025, de autoria do Executivo, que autoriza o leilão de bens móveis da Prefeitura, foi aprovado em segunda e última votação. Da mesma forma foi aprovado o PL 54/2025, de autoria do vereador Célio Garcia, que institui a Política “Cicatriza Já” no Sistema Único de Saúde para tratamento de feridas. O PL 89/2025, do vereador Gilsimar Silva, que cria o Programa de Valorização Docente, foi aprovado em segunda votação e seguirá para terceira e última análise em plenário.

Os demais projetos estavam em primeira votação e precisarão voltar para apreciação em plenário. O PL 54/2025, do Executivo, altera a Lei 1.275/2010, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura, ajustando sua composição. O PL 55/2025, também do Executivo, altera a Lei 2.541/2018, que trata do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, adequando regras de funcionamento. O PL 119/2025, de autoria de Gilsimar Silva, institui a Política de Atendimento Humanizado nas Unidades Básicas de Saúde de Sinop. O PL 124/2025, de autoria de Enio da Brígida, cria o Programa Saúde da Mulher Sinopense. 

Já o PL 117/2025, de autoria do vereador Dr. Marcos Vinícius, que alterava a Lei 2.730/2019 para ampliar a obrigatoriedade de acessibilidade em estabelecimentos de uso coletivo, foi rejeitado pelo plenário e não deve mais ser pautado.

O veto total 002/2025, do Executivo, ao Projeto de Lei 085/2025, também de autoria do vereador Dr. Marcos Vinícius, foi mantido. Na justificativa, o Executivo apontou vício de iniciativa e informou já ter encaminhado projeto semelhante, que tramita nas comissões permanentes.

Os 22 Projetos de Decreto Legislativo concederam títulos e honrarias a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Sinop. Entre os homenageados estão Norival do Rosário Campos Curado, João Batista da Silva, Rodi Narciso, Nelgilney Wendell Denardi, Anderson de Oliveira, Guilherme Sérgio Pessoa Chateaubriand, Antônio Valmir Ferreira Niser, Patrícia Dauhali Clemente Guimarães Pereira, Dayane Florentino Ferreira de Moura, Márcia Weber, Sineia Fernandes de Abreu, Janethe Barreto Araújo, Marcelo Linhares Ferreira, Victor Hugo da Silva Mascaros, Juliana Cristina Schmidt Schons, Gladis Jaci Zanin, Mirtes Eni Leitzke Grotta, Reginaldo Monteiro de Oliveira, Mayra Ribeiro Ponconi, Lucas Alberto Walz da Silva, Diego Souza da Cruz e Gisela Alves Cardoso.

As 16 Moções de Aplauso foram destinadas a diferentes setores da sociedade. Entre os homenageados estão Regiane Maria Freitas Blosfeld, a Associação Comercial e Empresarial de Sinop, a Associação de Tiros de Sinop, os policiais civis da Operação Codinome Fantasma II, os Parceiros da Lei de Assistência Técnica Gratuita, o Centro de Tradições Nordestinas, a Equipe Resenha dos Pintores e parceiros do projeto Colorindo Vidas, a Ordem dos Advogados do Brasil de Sinop, a Polícia Penal pelo projeto Agente Mirim, o médico Jorge Yanai, o secretário de Saúde Érico Stevan Gonsalves, a Associação Brasileira de Advogados Criminalistas, a advogada Iedy Silva Cotrim Smiderle, Juraci Pasqualetto Junior, a Comunidade Escolar da Escola Estadual Cleufa Hubner e a professora Solange Maria Bonaldo.

A Câmara realizará uma Sessão Solene para entrega das homenagens.

Dois Requerimentos foram aprovados. O vereador Rodrigo Gargantini solicitou informações sobre o processo licitatório para reconstrução da Escola Estadual Valmor Copatti, enquanto Célio Garcia requereu cópia da planta arquitetônica e do cronograma da Policlínica do Residencial Jardim Paulista.

As 25 Indicações aprovadas sugerem melhorias em diversos bairros de Sinop, abrangendo áreas como saúde, educação, lazer, mobilidade urbana, iluminação pública e segurança viária. Entre os pedidos estão instalação de playgrounds, academias ao ar livre, pavimentação de ruas, implantação de faixas elevadas, reforço da iluminação em espaços públicos e medidas de valorização da memória dos pioneiros.