Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 15 de Maio de 2025 - 23:32

DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Sefaz projeta 5,8% de RGA; Mendes não vê espaço para alterações

12 de Junho de 2023 ás 08h 26min, por CÍNTIA BORGES
Foto por ASSESSORIA

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024 do Governo de Mato Grosso prevê o pagamento de 5,86% referente a revisão geral anual (RGA) aos servidores. 

O texto foi encaminhado pelo Governo do Estado no mês passado e está em análise na Assembleia Legislativa. A receita líquida estimada para o próximo ano é de R$ 34,3 bilhões.

A porcentagem é uma estimativa feita pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) quanto ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) do próximo ano.

O governador Mauro Mendes (União), em coletiva à imprensa nessa semana, descartou que o montante possa ser superior a inflação. “Vai ser dado a inflação de 2023”, disse.

Segundo ele, é momento de prudência nos cofres estaduais, posto que o Governo Federal tenta aprovar uma reforma tributária que desfavorece o Estado.

“É momento de responsabilidade. Nós temos uma reforma tributária que coloca o Estado de Mato Grosso como o maior perdedor. Apenas 13 estados deram recomposição inflacionada”, afirmou.

“Nós devíamos estar comemorando isso e não achando que podia dar mais. É o momento de comemorar, e não achando que poderia ter mais”, emendou.

Conforme levantamento da Folha de São Paulo, Mato Grosso está entre os 12 estados e o Distrito Federal que concedeu a chamada RGA esse ano. O reajuste foi de 5,79% a todos os servidores públicos estaduais.