Ouvidoria Eleitoral realiza 5.301 atendimentos em 2024 e 611 apenas no 1° turno da eleição
A Ouvidoria Eleitoral realizou 5.301 atendimentos até o momento em Mato Grosso. Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 11 de outubro de 2024 e incluem as mais diversas demandas, como consulta ao cadastro eleitoral, informações sobre multas eleitorais, consulta a locais de votação, dentre outras. Só no 1º turno das Eleições Municipais, dias 05 e 06 de outubro, ocorreram 611 atendimentos.
Este montante representa 97% do total atendido em todo o mês de outubro (628). No final de semana do pleito, a maior demanda foi com relação à consulta ao cadastro eleitoral, sendo responsável por 487 atendimentos. O restante ficou distribuído da seguinte forma: informações a mesários e mesárias (41); informações sobre justificativa eleitoral (34); denúncias de crimes eleitorais (12); certidões eleitorais (9); demanda presencial – orientações (7); demanda por WhatsApp – informações do Cadastro Eleitoral (5); demanda por e-mail – atendimento ao eleitor (5); outros assuntos (4); sugestões (3); demanda via Sistema Eletrônico de Informação (3); e elogio (1).
Na distribuição por mês, o maior número de atendimentos ocorreu em abril, mês que antecedeu o fechamento do cadastro eleitoral, realizado em 08 de maio de 2024. Só naquele mês, a Ouvidoria atendeu 1.011 demandas. Além disso, os três meses anteriores, janeiro, fevereiro e março, também apresentaram grande número de demandas, sendo 632, 581 e 657, respectivamente. Desta forma, nos quatro meses que antecederam o fechamento de cadastro, a Ouvidoria Eleitoral realizou 2.881 atendimentos. Também é importante ressaltar que, no mês de maio, em que ocorreu o fechamento, foram atendidas 819 demandas.
No montante total de atendimentos (5.301), a atualização cadastral foi o tipo de demanda que mais apareceu, com 1.335, seguida de alistamento eleitoral, com 893 atendimentos realizados, e de consulta ao cadastro eleitoral, com 717.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou que a Ouvidoria Eleitoral é um importante canal de comunicação com a sociedade. "Nós temos uma estrutura de atendimento que prioriza o acesso a informações sobre os serviços da Justiça Eleitoral, que são fundamentais para que o direito ao voto seja exercido pelo cidadão e cidadã-mato-grossenses. A Ouvidoria desempenha um papel fundamental na busca pela transparência e acesso à informação a toda a população, que são pilares da nossa democracia".
Segundo a vice-presidente, corregedora e ouvidora eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, o esforço de servidores e servidoras da Ouvidoria Eleitoral em atender e prestar informações qualificadas à sociedade é louvável. "A Ouvidoria Eleitoral é um canal fundamental para assegurar a transparência e fortalecer a democracia, proporcionando à população um espaço para denúncias, esclarecimento de dúvidas e sugestões, garantindo um atendimento eficiente e acessível que promove a confiança nos processos eleitorais".
Canais de contato
A Ouvidoria Eleitoral está disponível pelo Disque Eleitor 0800 647 8191, pelo e-mail ouvidoria@tre-mt.jus.br, OuviZap, formulário eletrônico e atendimento presencial, na Casa da Democracia, que fica na Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 4.750, Centro Político e Administrativo, em Cuiabá. Os horários de atendimento são, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, por telefone, e das 11h às 18h, presencial.
No 2º turno da eleição municipal, em Cuiabá, o atendimento será, no sábado (26.10), das 7h às 18h, em regime de escala, e no domingo (27.10), das 6h às 20h.
O TRE-MT também possui a Ouvidoria da Mulher, direcionada ao recebimento de demandas relacionadas às mulheres, como violência política de gênero, por exemplo. O atendimento está disponível, além do Disque eleitor 0800 647 8191, pelo e-mail ouvidoriadamulher@tre-mt.jus.br ou pelo formulário eletrônico.