Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 16 de Dezembro de 2025 - 10:21

DEU NA Folha de S. Paulo

Mendes: “A administração pública no Brasil é cheia de anomalias”

16 de Dezembro de 2025 ás 07h 25min, por CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
Foto por Victor Ostetti/MidiaNews

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que a administração pública no Brasil é marcada por “anomalias” e “disfunções” ao comentar o fato de o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), e outros prefeitos receberem salários maiores que os governadores de seus estados.

A declaração foi dada nesta segunda-feira (15) após a divulgação de uma matéria da Folha de S. Paulo sobre a diferença de remuneração entre os dois cargos. Atualmente, Mendes tem salário bruto de R$ 32,3 mil por mês, enquanto Abilio recebe R$ 52,9 mil.

Questionado sobre a diferença na remuneração, o governador disse não conhecer em detalhes de como o valor foi definido.

“Eu não conheço direito os dados e fatos, quem foi que aumentou esse salário, e como são os salários de outros prefeitos e governadores. Mas, eu posso dizer que a administração pública no Brasil é cheia de anomalias, de grandes divergências, e isso é ruim para o País”, disse.

“Em todo lugar que você olha você vê coisas anacrônicas, disfunções de um modelo que deveria funcionar muito bem, e que no final do dia é ‘cheia de frankstein’ para todo lado”, completou.

“Não vim pelo salário”

 

Mendes afirmou que ingressou na vida pública sem pensar na remuneração mensal, já que é empresário e tem proventos advindo das suas empresas de energia em metalúrgica. Ele comanda o Executivo do Estado desde 2019, e já foi prefeito da Capital entre os anos de 2013 e 2017. 

“Eu ganho aquilo que me propus a ganhar. Não vim para trabalhar no Governo pensando em salário. Eu tenho a minha vida privada, minhas atividades particulares e é dela que eu toco a minha família”, disse.

“Eu vim porque eu queria mostrar que era possível fazer diferente, melhor, trabalhar com muito foco na gestão e o resultado esta aí para todo mundo ver. Eu não vim por causa de salário e eu não quero entrar nessa polêmica”, completou.