Durante Sessão da Câmara em Sinop, vereadores aprovam o aumento do número de parlamentares
Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop, nesta segunda-feira (24), foi aprovado o aumento no número de parlamentares para a próxima legislatura, com 9 votos a favor, uma ausência e cinco votos contrários. A proposta foi aprovada sem muita discussão.
Em meio a diversos projetos do Executivo, indicações de moções de aplausos, requerimentos e outras pautas, a proposta de ampliação do número de vereadores foi um dos assuntos discutidos.
Atualmente, Sinop conta com 15 vereadores, mas, com a reforma aprovada, o número pode aumentar para até 21 parlamentares, embora a decisão seja de fixá-lo em 19. A nova legislação aprovada em 2009 pela Senado e Câmara dos Deputados permite que o município tenha até 21 vereadores, levando em consideração sua população, que está entre 160 mil e 300 mil habitantes.
A mudança tem o objetivo de adequar a quantidade de vereadores à população de Sinop, de acordo com o que é determinado pela legislação, além de promover maior representatividade do município na Câmara.
A proposta teve apenas cinco votos contrários, dos vereadores: Dr. Marcos, Gargantini, Debortoli, Enio da Brigida, Hedvaldo Costa.
O aumento das vagas vale a partir de 2029 quando terá nova eleição.