Bancada de MT se divide e três são contra arcabouço fiscal do PT

Três, dos oito deputados federais de Mato Grosso, votaram contrários ao texto-base do novo arcabouço fiscal, analisado pela Câmara Federal na noite dessa terça-feira (23). A proposta foi aprovada por 372 votos a 108.
Os deputados Coronel Assis (União), Emanuel Pinheiro Neto (MDB), Fabio Garcia (União) e Juarez Costa (MDB) votaram favoráveis ao texto.
Já Abilio Junior (PL), Amália Barros (PL) e José Medeiros (PL) votaram contra o texto. A deputada Coronel Fernanda (PL) não participou da votação. Por meio de nota, a parlamentar justificou estar com gripe.
O novo arcabouço fiscal substitui as atuais regras do teto de gasto. Nesta quarta-feira (24), os deputados ainda deverão analisar destaques que poderão mudar trechos importantes do projeto.
Aprovado, o projeto segue para análise do Senado Federal.
Novas regras
O projeto é uma vitória do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem tido dificuldades em formar base no Congresso Nacional.
O novo arcabouço fiscal fixa regras para manter as despesas abaixo das receitas a cada ano e, se houver sobras, usá-las apenas em investimentos, buscando trajetória de sustentabilidade da dívida pública.