Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Agosto de 2025 - 18:10

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Defesa nega participação de moradores de Sinop em esquema de garimpo ilegal

28 de Agosto de 2025 ás 11h 11min, por VISÃO NOTÍCIAS
Foto por VISÃO NOTÍCIAS

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Barões do Filão, para desarticular um esquema de garimpo ilegal, lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em cidades do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Piauí. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores de até R$ 74 milhões, referentes a danos ambientais.

As investigações começaram após fiscalização no “Filão dos Abacaxis”, no Amazonas, onde cerca de 50 trabalhadores foram resgatados em situação degradante. O garimpo funcionava por meio de poços subterrâneos, arrendados a terceiros, e utilizava cianeto, causando graves impactos ambientais.

O caso é um desdobramento da Operação Mineração Obscura, de abril deste ano, quando mais de 70 garimpeiros foram encontrados em condições semelhantes no Amazonas.

O site Visão Notícias entrou em contato com a defesa dos quatro investigados e por meio do advogado Getúlio Gediel dos Santos, esclareceu que o acusado nega veementemente a prática dos fatos que lhe foram imputados. “Reafirmamos a inocência de todos eles, destacando que, no decorrer da instrução processual, ficará comprovada a ausência de qualquer participação ou autoria nos crimes narrados”. Declarou o advogado.

Ele ainda confirmou que confia no Poder Judiciário, “À luz das provas que serão produzidas, que reconhecerá a inexistência de responsabilidade penal dos acusados, assegurando-se, assim, a prevalência da verdade e da justiça”, concluiu a nota.

Nas residências dos investigado foram apreendidos eletrônicos como computadores, celulares e veículos.