29 motoristas são presos por embriaguez na 14ª edição da Operação Lei Seca em Sinop

29 motoristas por embriaguez ao volante durante uma blitz realizada na madrugada deste domingo (13) na avenida dos Tarumãs, no bairro Jardim Maringá durante a 14ª edição da Operação Lei Seca em Sinop. Um dos detidos também teve um mandado de prisão cumprido pelas forças de segurança, embora o crime relacionado não tenha sido divulgado.
De acordo com o balanço da operação, foram realizados 159 testes de bafômetro. Além das prisões, 61 motoristas foram notificados por dirigirem sob efeito de álcool.
A operação, coordenada pela 19ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e pela Polícia Militar, abordou 183 veículos. Destes, 82 foram autuados por diversas infrações e 60 veículos foram apreendidos, sendo 38 carros e 22 motocicletas. Ao todo, foram aplicadas 189 multas, muitas delas relacionadas à condução sem habilitação, ausência de documentação e outras irregularidades.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Sistema Socioeducativo e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), reforçando o trabalho conjunto para garantir mais segurança no trânsito.
Instituída pela Lei nº 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, a legislação proíbe qualquer concentração de álcool no sangue do condutor. As punições incluem multa de R$ 2.934,70, suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e, em casos mais graves, prisão com pena de seis meses a três anos.
As autoridades reforçam que as fiscalizações continuarão de forma permanente como estratégia de combate à combinação entre álcool e direção, uma das principais causas de acidentes de trânsito no país.