Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 30 de Agosto de 2025 - 13:45

NÍVEL DE ÁGUA BAIXO

Usina Hidrelétrica de Colíder trabalha em estado de alerta

18 de Agosto de 2025 ás 10h 53min, por DA REDAÇÃO

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras (Nova York:EBR) informou semana passada que colocou a Usina Hidrelétrica de Colíder, em Mato Grosso, sob status de "ALERTA" após uma série de incidentes no sistema de drenagem. A empresa divulgou a informação em comunicado oficial registrado na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

A Eletrobras concluiu a aquisição da usina de Colíder, de 300 megawatts, da Copel em 30 de maio. No momento da transação, a usina estava classificada no nível de "ATENÇÃO", o segundo de quatro níveis de segurança de barragens que variam de "NORMAL" a "EMERGÊNCIA".

Em 14 de junho, a Eletrobras foi notificada sobre a ruptura de um dos componentes do sistema de drenagem da usina. A empresa também tomou conhecimento de um incidente anterior, ocorrido em 13 de fevereiro durante manutenção, envolvendo outro dreno que permanece operacional. Desde a aquisição, quatro das 70 estruturas de drenagem da usina foram danificadas. Esses drenos são projetados para gerenciar a pressão da água sob a barragem.

Devido à recorrência de incidentes semelhantes e à liberação de material subsuperficial na área da barragem, um painel de especialistas externos recomendou a redução imediata do nível do reservatório para permitir uma avaliação mais aprofundada e o desenvolvimento de um plano de ação para restaurar a barragem ao status de segurança "NORMAL".

Seguindo essa recomendação, a Eletrobras instruiu a Copel na quarta e quinta-feira a iniciar o rebaixamento do nível do reservatório. A empresa também ativou seu Plano de Ação de Emergência, que inclui a notificação de entidades públicas e privadas, bem como das comunidades afetadas.

A Eletrobras afirmou que a usina de Colíder continua operando dentro dos padrões de segurança legalmente exigidos e sob supervisão regulatória. A empresa enfatizou seu compromisso com a segurança das pessoas, do meio ambiente e de suas instalações.