Sindusmad atinge marca histórica de 190 empresas associadas

O Sindusmad chegou a um marco importante em sua trajetória: 190 empresas associadas. O número reflete a confiança do setor de base florestal na atuação da entidade e o fortalecimento da representatividade em nível regional. A mais nova integrante é a Madeireira Itaúba, do município de Vera. Como forma de marcar a ocasião, o empresário Uanderson José Nichele dos Santos recebeu um troféu em madeira da essência Cumaru (Dipteryx odorata). O diretor Wesley Giacomelli acompanhou o ato de visita e dialogo entre o empresário e o sindicato madeireiro.
Fundada em 2020, a Madeireira Itaúba atua no fornecimento de lascas, palanques e réguas para curral, atendendo principalmente o setor agropecuário em todo o país, com foco no mercado de Mato Grosso. A história da empresa tem raízes familiares: o pai de Uanderson iniciou no ramo madeireiro em 1986, com atuação no próprio município e também no Mato Grosso do Sul.
Para o empresário Uanderson dos Santos, fazer parte do sindicato significa unir forças com quem compartilha desafios semelhantes e busca soluções conjuntas. “O motivo é estar integrado num grupo de pessoas que exerce a mesma função que a nossa e provavelmente passa pelas mesmas dificuldades, pelos mesmos problemas. Eu creio que o sindicato seria um canal para estar aprimorando, possa estar melhorando as situações e os acontecimentos do dia a dia do setor madeireiro”, afirmou.
O novo associado também ressaltou a relevância do sindicato na condução das questões florestais. “O sindicato, embasado em leis e conhecimentos que, às vezes, nós não temos, trata do assunto com responsabilidade e cautela, cuidando da nossa parte florestal, dando suporte e fazendo da forma correta, tanto a exploração quanto a industrialização da madeira”, reforçou.
Segundo Uanderson, integrar-se a um grupo que se aproxima das 200 empresas é motivo de confiança e otimismo. “Mais empresas, mais colaboradores, mais vozes para estar brigando pelo setor, interagindo e aprendendo. É uma expectativa muito boa”, salientou.
O presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, comemorou a conquista e reforçou o valor do associativismo para o desenvolvimento sustentável. “Conseguir associar a empresa de número 190 é um marco que reforça a credibilidade, seriedade e compromisso da nossa instituição com a legalidade e a qualidade do nosso processo. É mais um passo importante na construção de uma base sólida para o desenvolvimento sustentável do nosso setor”, reforçou.
Antoniolli destacou ainda que a diversidade de cidades e perfis das empresas contribui para uma representação mais ampla. “Essa diversidade traz uma visão mais ampla dos desafios e particularidades de cada empresário, permitindo que a gente construa soluções mais eficazes e integradas. Pequenas, médias e grandes empresas estão juntas defendendo interesses em comum, promovendo boas práticas e inovação, garantindo a sustentabilidade econômica, social e ambiental do nosso setor”, pontuou.
Para ele, cada nova adesão amplia o poder de articulação da entidade. “Quanto maior o número de empresas unidas em torno de uma causa comum, maior o poder de articulação e influência nas negociações”, concluiu.
Com a nova filiação, o Sindusmad reafirma seu compromisso de representar, apoiar e fortalecer a cadeia produtiva da madeira nativa de Mato Grosso, unindo esforços para superar desafios e impulsionar o crescimento sustentável do setor.