Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 31 de Agosto de 2025 - 23:48

LIMPEZA

Secretaria faz limpeza e manutenção no Parque Jardim Botânico para evitar queimadas

11 de Agosto de 2025 ás 07h 05min, por Roneir Corrêa
Foto por ASSESSORIA

Como parte integrante das ações de combate aos incêndios florestais, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável executa trabalho de limpeza e manutenção na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Jardim Botânico, compreendida pelas Reservas R2 e R3.

“É um trabalho preventivo, haja vista que passamos por um período de umidade, extremamente, baixa e o local é aberto, nos antecipamos e estamos fazendo a nossa parte, mas reforçamos o pedido à população que, ao frequentar ambientes naturais, sejam em qualquer parte da cidade, que evite o manuseio do fogo e o descarte irregular de vidros, para evitarmos incêndios que destroem a natureza e prejudica a saúde humana e animal”, explicou o secretário da pasta, Klayton Gonçalves.

Os trabalhos realizados na área compreende a realização de aceiros, que consiste na retirada ou afastamento de folhas e matos nas proximidades e/ou à margem das áreas de circulação. “O local consiste na existência de muitos galhos secos, entulhos, folhas secas que são parte de um processo natural, que é a compostagem que, inclusive, precisamos preservar. A medida é preventiva, mas a solução está na consciência de cada um”, acrescentou Gonçalves.

A Secretaria destaca, ainda, que um trabalho de manejo das espécies de leucenas e a substituição por árvores nativas, no parque, faz parte do Plano de Manejo do Parque Jardim Botânico e deverá ser feito gradativamente. “Esse trabalho será feito gradativamente e respeitando o plano de manejo do próprio parque, para isso é necessário, também, a contribuição da população na conservação da área e no cuidado das mudas que lá estarão”, reforçou o secretário ao lembrar que leucenas são arbustos consideradas plantas invasoras e que colocam em risco espécies nativas.