Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Agosto de 2025 - 21:23

Em Belo Horizonte

Projeto com participação do TRE-MT é selecionado para Seminário Nacional

27 de Agosto de 2025 ás 07h 27min, por Nara Assis
Foto por DIVULGAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) teve participação em um projeto de destaque nacional que será apresentado no II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão, marcado para o dia 22 de outubro de 2025, em Belo Horizonte (MG). O trabalho, intitulado "Construção Colaborativa de Passeio Virtual, Incorporando Inteligência Artificial e Divulgação no Google Street View", foi um dos selecionados entre diversas propostas inscritas por órgãos do Judiciário de todo o país. 

Desenvolvido em parceria entre o TRE-MT e o TRE-RN, o projeto apresenta soluções inovadoras para preservação e divulgação da memória institucional. Entre os diferenciais, está a criação de passeios virtuais acessíveis em qualquer navegador, que utilizam avatares falantes hiper-realistas produzidos com inteligência artificial para guiar o usuário, tornando a experiência dinâmica e instrutiva. 

No TRE-MT, os servidores Jorge Yoshiro Kimura e Lener Aparecida Galinari atuam diretamente na iniciativa, ao lado de Ana Paula Vasconcelos do Amaral e Silva Araújo, do TRE-RN. O tour virtual já está disponível no endereço tourmaker.com.br/tre-rn e serviu como base para a conquista do Prêmio Diamante 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e para a pontuação no Selo de Qualidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estes reconhecimentos, segundo a chefe da Seção de Biblioteca e Memória do TRE-MT, Lener Aparecida Galinari, evidenciam a relevância do trabalho na valorização da memória do Judiciário. 

O projeto alia tecnologia, acessibilidade e economia, já que elimina a necessidade de contratação de empresas especializadas e permite que os próprios gestores de memória desenvolvam os passeios. "Para isso, são utilizadas ferramentas digitais de mercado e recursos de inteligência artificial, o que possibilita reduzir custos e, ao mesmo tempo, ampliar o alcance das iniciativas de preservação e difusão cultural", explica ela. 

Além do registro em 360 graus dos ambientes, a iniciativa traz a possibilidade de incorporar vídeos diretamente ao passeio virtual e, em breve, pretende disponibilizar avatares em tempo real. Esses avatares, conectados a sistemas de Inteligência Artificial (IA), serão capazes de interagir com os visitantes virtuais, respondendo perguntas sobre os espaços e proporcionando uma experiência ainda mais imersiva. 

Para o Seminário MEMOJUS, a expectativa é que o projeto seja apresentado como uma referência de inovação replicável em outros órgãos públicos, reforçando o compromisso do TRE-MT e do TRE-RN com a modernização tecnológica e a preservação da memória institucional.