Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 03 de Maio de 2025 - 08:31

PARA O FUTURO

Prefeito Leandro Félix inicia reuniões para discutir diretrizes do Plano Diretor 2035

10 de Abril de 2025 ás 11h 09min, por Gilmar Alves
Foto por ASSESSORIA

A cidade de Nova Mutum, está vivenciando um período de significativa transformação, impulsionado por um ambicioso Plano Diretor Municipal. Instituído pela Lei Complementar nº 133/2015 e atualizado pela Lei Complementar nº 237/2022, o plano tem como meta principal promover um crescimento sustentável e equilibrado, promovendo não apenas o desenvolvimento econômico, mas também o social da região.

O prefeito Leandro Félix destacou a importância Plano Diretor Municipal 2035 e seu planejamento na última quarta-feira (9.abri.2025) quando apresentou aos vereadores e aos servidores da Educação as diretrizes a serem implementadas para o futuro do município. A Prefeitura Municipal fará uma sequência de reuniões para apresentar e ouvir a população sobre os avanços que o município irá tomar.

Para o Governo Municipal, um dos pilares desse desenvolvimento é o setor logístico, que está em franca expansão. A duplicação da BR-163 e a licitação do trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde posicionaram a cidade como um hub logístico estratégico. A Rumo Logística, por sua vez, está investindo na implantação de um terminal ferroviário, o que promete alavancar ainda mais a economia local. Essa infraestrutura não apenas facilitará o escoamento da produção, mas também atrairá novos investimentos, consolidando Nova Mutum como um ponto central nas rotas de transporte da região.

Além do setor logístico, o aeroporto municipal está passando por uma transformação significativa. Com a ampliação para se tornar um Aeroporto Regional, a cidade está elaborando um plano diretor técnico que integrará cargas aéreas a outros modais de transporte. O secretário de Planejamento Estratégico, Jimmy Huppes, ressalta que “a modernização do aeroporto é um passo crucial para tornar Nova Mutum mais competitiva, permitindo que empresas e investidores vejam a cidade como uma opção viável para seus negócios”.

O investimento em infraestrutura cultural e esportiva também é uma prioridade no novo plano diretor. A construção de uma Praça Cultural, um Complexo de Cultura Popular, um Setor Esportivo e um Jardim Botânico visa não apenas embelezar a cidade, mas também promover a qualidade de vida dos habitantes e atrair visitantes. Essas iniciativas refletem um compromisso com o bem-estar da comunidade e a valorização da cultura local, elementos essenciais para o desenvolvimento social.

O desenvolvimento industrial não fica atrás nas prioridades da administração municipal. O Distrito Industrial Marcos Francisco de Moraes está em fase de finalização, e um novo distrito industrial de 100 hectares está sendo planejado. A ampliação do Paço Municipal e a construção de um Hospital Regional são outras ações que demonstram o empenho da cidade em melhorar a infraestrutura pública, criando um ambiente propício ao crescimento econômico e à atração de novos empreendimentos.

Com um plano diretor bem estruturado e uma visão clara para o futuro, a cidade se posiciona para enfrentar os desafios do desenvolvimento e se tornar uma referência na região, reafirmando seu compromisso com a qualidade de vida e o progresso de seus cidadãos. A revisão deve ser realizada de acordo com o Estatuto das Cidades e demais legislações aplicáveis e ao final do processo, um projeto de lei será encaminhado à Câmaras Municipal para aprovação.