Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 12:54

PLANO DIRETOR

Encontro debate diagnóstico da atual situação de Sinop

25 de Maio de 2022 ás 16h 30min, por Everton Medeiros

Foi realizado nessa quarta-feira (25), um encontro para debater a elaboração do novo Plano Diretor Municipal de Sinop. O Plano está em desenvolvimento, com constantes reuniões de trabalho e participação ativa do conselho, entidades, lideranças e equipes técnicas. Foi apresentado hoje, um diagnóstico situacional do município, para demonstrar como está Sinop atualmente, incluindo mapas e diagnósticos sobre a economia, meio ambiente, drenagem, evolução populacional, distribuição e crescimento dos bairros, entre outros aspectos necessário a promoção do entendimento sobre o atual cenário do município.

Foi apresentada a evolução da mancha urbana, com os vetores de expansão, demonstrando quais foram as etapas de crescimento de Sinop ao longo dos anos. De que maneira o eixo da BR163, bem como as estradas rurais que se encontraram com o perímetro urbano, serviram de rotas importantes para o desenvolvimento dos bairros. Também apresentou as zonas urbanas consolidadas e em expansão. As áreas cheias e vazias identificadas nas regiões nortes, centro e sul do município e qual o comportamento de ocupação dessas regiões, ou seja, as áreas já consolidadas e áreas em processo de ocupação.

Segundo o Diretor da Prodeurbs, Miro Teodoro, além do Plano Diretor, o núcleo tem atuado em outras frentes, antecipando trabalhos e estudos necessários a consolidação do Plano. “Estamos fazendo um trabalho de estudo para habitação popular, assim como interligação de avenidas, que estão com projetos aprovados. Estamos bem alinhados, com todas as secretarias, que deverão apresentar as propostas ao plano, dos pontos que atendam às necessidades e particularidades de cada secretaria”.

Foi debatido, também, os equipamentos de saúde e educação disponíveis. No estudo, estão demonstrados os estabelecimento de ensino e saúde, como: escolas, escolas técnicas, universidades, unidades básicas de saúde, hospitais, etc. Outro ponto demonstrado na análise, foi sobre o polo financeiro, de gestão empresarial e de comércio e serviços do cotidiano. Apresentando como é a distribuição de óticas, farmácias, bares e restaurantes, supermercados, bancos, lojas de confecções e calçados, lojas de móveis, eletrônicos, etc.

Melina Araújo, arquiteta e urbanista que apresentou o diagnóstico, explica que o diagnóstico apresentado, servirá pra identificar os pontos chave que precisam ser revistos, modernizados e atualizados no novo plano diretor. "Isso é importante no plano diretor, para saber como o uso possa ser distribuído. Há regiões com poucos serviços oferecidos, então precisamos promover a distribuição homogênea, com pontos centralizados nos bairros, sem que isso gere um processo de locomoção grande, trazendo mais bem estar ao acessar de forma mais rápida esses serviços”, pontuou.

O Plano Diretor é elaborado por uma empresa privada e para auxiliar no desenvolvimento, sugerir e fiscalizar a execução do Plano Diretor do Município, foi constituído o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). São 18 conselheiros titulares e 18 suplentes, que fazem parte do grupo. A formação do conselho é em atendimento ao que está disposto na Lei complementar Nº29, de 2006, que instituiu o Plano.

Até a entrega do novo Plano Diretor de Sinop, serão cumpridas várias etapas, que englobam as reuniões de trabalho e estudos; oficinas em bairros estratégicos e audiências públicas. A elaboração do Plano Diretor é um instrumento básico de planejamento, gestão territorial e implantação da política de desenvolvimento urbano, no sentido e nortear a ação de agentes públicos e privados.