Eletrobras emite alerta e eleva nível de segurança da barragem da Usina de Colíder

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras informou aos prefeitos dos municípios de Nova Canaã do Norte, Colíder, Itaúba e Cláudia que elevou para “ALERTA” o nível de segurança da barragem da Usina Hidrelétrica de Colíder, localizada no Rio Teles Pires.
A medida é preventiva e foi tomada após recorrentes danos em drenos da estrutura. Vários vídeos vem sendo postados em redes sociais por terceiros, sem fundamentar as informações.
Segundo a Eletrobras, a decisão segue recomendação de um painel de especialistas externos e tem como objetivo preservar a integridade da barragem e prevenir riscos. O comunicado explica que, desde a aquisição da usina em maio deste ano, foram registrados quatro danos em drenos – estruturas responsáveis pelo escoamento da pressão da água sob a barragem – além de um caso anterior à compra.
Para garantir a segurança, será realizada a redução gradual do nível do reservatório, da cota 271,40m para 255,30m, em aproximadamente 33 dias. A operação está sendo feita de forma técnica e controlada, com acompanhamento da Copel, que ainda opera a usina de forma transitória.
O estado de “ALERTA” aciona o Plano de Ação Emergencial da Eletrobras, garantindo que órgãos públicos, entidades e comunidades afetadas sejam informados de forma transparente. A empresa reforça que a hidrelétrica segue operando dentro das normas de segurança e sob fiscalização dos órgãos competentes.