Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 04 de Maio de 2025 - 13:46

GERAL

Doutor Kristian Barros apresenta o Projeto Acolher de Sinop na Assembleia Legislativa

28 de Março de 2025 ás 07h 25min, por SIMONE CASAGRANDE
Foto por ASSESSORIA

Na última quarta-feira, 26 de março, o médico psicoterapeuta Kristian Barros, representando o Instituto Rei Davi, esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá, para apresentar o Projeto Acolher. Com o objetivo de oferecer apoio e cuidados a famílias atípicas de Sinop, a apresentação foi realizada para os deputados Silvano Amaral (MDB) e Janaina Riva (MDB), buscando expandir o alcance do projeto, que já atende a um público neuroatípico, incluindo pessoas com autismo, síndrome de Down, deficiências intelectuais, entre outros transtornos.

O Projeto Acolher faz parte da do Instituto Rei Davi de Promoção Social e Saúde, uma organização não governamental sem fins lucrativos, voltada às áreas de saúde, educação e assistência social. A missão principal do projeto é promover a melhoria da qualidade de vida a famílias atípicas.

Em sua fala, o Dr. Kristian Barros enfatizou a importância do projeto para essas famílias, especialmente para as mães que enfrentam grandes desafios no dia a dia. “Nosso projeto vai além de um serviço de assistência, ele é um espaço onde essas mães podem ser ouvidas, respeitadas e valorizadas. Elas precisam de apoio para garantir que seus filhos recebam as terapias necessárias, sem restrições de idade. Estamos criando uma rede de apoio para ajudá-las a superar os desafios dessa jornada”, afirmou o psicoterapeuta.

O projeto já atende 200 famílias em Sinop e promove encontros mensais, realizados sempre no segundo sábado de cada mês. Nessas reuniões, as famílias têm a oportunidade de compartilhar experiências, participar de palestras e dinâmicas terapêuticas. O projeto também oferece atendimentos psicológicos, massoterapia, acupuntura e outras atividades voltadas para o bem-estar das mães e filhos neuroatípicos. Cada encontro conta ainda com um bazar solidário e a oferta de alimentação para os participantes.

O projeto conta com o apoio de diversas clínicas e empresas, como Pediasuit™️, Fisiomed, Dra. Almerinda (acupunturista), além de instituições como a Cáritas Diocesana, Pastoral da Criança, CAPSi, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Instituto Rei Davi, com o Doutor Kristian Barros.

Com o apoio dos deputados Silvano Amaral e Janaina Riva, espera-se que o Projeto Acolher ganhe ainda mais visibilidade e consiga atender um número maior de famílias em Sinop, proporcionando maior dignidade e qualidade de vida para as mães e filhos que enfrentam os desafios das condições neuroatípicas.

O Projeto Acolher é um exemplo do impacto positivo que a solidariedade e o apoio institucional podem gerar na vida de muitas famílias, promovendo um futuro mais inclusivo e humano para aqueles que mais necessitam.