‘De Olho No Futuro’ entrega 120 óculos aos alunos da rede municipal de Sinop

O projeto “De Olho No Futuro” realiza nesta sexta-feira (22) a entrega de 120 óculos de grau aos estudantes da rede pública de ensino de Sinop. O evento será realizado na Câmara Municipal de Sinop a partir das 18h. O projeto, que teve início em 2015, já atendeu mais de 25 mil alunos (sendo 3,5 mil somente neste ano), distribuindo no total mais de 900 óculos de forma gratuita.
O processo de acuidade visual é feito por etapas. Num primeiro momento, alunos de Medicina, Enfermagem e Farmácia e professores da UFMT Sinop realizam a triagem nas escolas. Em seguida, são identificados os estudantes que necessitam de consulta oftalmológica e encaminhados para avaliação completa dos olhos, realizada no Hospital Dois Pinheiros, com médicos oftalmologistas da instituição e parceiros. Após a identificação das necessidades, as crianças são conduzidas aos tratamentos adequados, e aquelas que necessitam do uso de óculos recebem as lentes e armações de forma gratuita.
O Rotary Club Sinop Teles Pires é um dos participantes desse evento, que está alcançando estudantes de outros municípios da região. “É uma união de forças que, juntos, conseguem promover uma ação como essa. Aqui, somos profissionais que nos dedicamos voluntariamente, fazendo com que estudantes de Sinop e outros municípios também possam receber esse atendimento”, explica a presidente do Rotary, Valéria Castilho.
“Em dez anos do projeto De Olho no Futuro, alguns casos ainda nos impressionam. Tivemos, por exemplo, nessa edição, duas crianças, uma de 5 e outra de 6 anos, diagnosticadas com erro refrativo de cerca de 9 graus, algo raro nessa idade e que, sem correção, poderia comprometer seriamente o desenvolvimento. Ver essas crianças recuperarem a capacidade de acompanhar as aulas, ler e reconhecer os rostos ao redor é indescritível”, relata o oftalmologista Douglas Yanai, cofundador do projeto.
O “De Olho no Futuro” é realizado pelo Hospital Dos Pinheiros e Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Sinop (UFMT). Todos os anos tem o apoio do Rotary Club de Sinop Teles Pires, além de diversas empresas parceiras. “É uma satisfação, nessa 10ª edição, podermos alcançar mais estudantes, contribuindo para a melhora no ensino-aprendizado dos alunos em sala de aula e também proporcionando qualidade de vida, a partir da oportunidade de poderem enxegar melhor”, destaca o professor Mário Sugizaki, membro do Rotary e um dos idealizadores do projeto.
O projeto De Olho no Futuro é realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, o Instituto Dois Pinheiros, o Rotary Club Sinop Teles Pires e diversos parceiros de instituições públicas e privadas.