Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Maio de 2025 - 00:56

ATO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Cadeiras de rodas são estacionadas em vagas de carros para chamar a atenção sobre vagas

16 de Agosto de 2022 ás 15h 48min, por Ana Paula dos Santos
Foto por ASSESSORIA

Na manhã desta terça-feira (16), o cruzamento da Avenida Júlio Campos com a Rua das Azaléias teve uma movimentação diferente. No lugar dos carros estacionados no acostamento, estavam cadeiras de rodas, uma ação realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a fim de conscientizar a população sobre a importância das vagas preferenciais. 

“Essa é uma ação de conscientização aos motoristas, para orientar e pedir que não estacionem nas vagas preferenciais. Temos vagas para pessoas com deficiência e quando outros estacionam nessas vagas, eles acabam tirando nossos direitos”, explicou João Carlos Machado, presidente do CMDPD.

A dona Gertrudes Navarro, passou pelo local durante a ação e parabenizou o Conselho pela iniciativa. “Os motoristas muitas vezes dizem que é rapidinho, mas demoram. Enquanto isso, as pessoas com deficiência precisam utilizar as vagas e tem essa dificuldade. Por isso achei essa ação muito interessante, muito criativa”, elogiou.

As vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção, foram regulamentadas por meio da Lei 9.503 (resolução 304/2008), e devem ser sinalizadas pelos órgãos ou entidades de trânsito. Para ter acesso às vagas, o veículo deve estar devidamente sinalizado com cartão próprio.

 

Quem tem direito à vaga de estacionamento para deficiente?

Motoristas podem estacionar em vagas para deficientes desde que se enquadrem em uma das seguintes condições:

  • Usuários de cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos e próteses com deficiência física nas pernas ou nos pés que gerem dificuldade para caminhar;

  • incapacidade intelectual ou deficiência visual que impossibilite ou dificulte a pessoa andar por si só;

  • mobilidade reduzida temporária, devido a cirurgia que provoque dificuldades momentâneas para se locomover, mediante solicitação médica.