Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 10 de Setembro de 2025 - 15:12

GERAL

Cacique Raoni lança livro sobre defesa dos povos indígenas

10 de Setembro de 2025 ás 08h 11min, por G1 MT

O cacique Raoni Metuktire lança nesta terça-feira (9), em Brasília, uma biografia em livro que conta a trajetória de defesa dos povos indígenas e cita um episódio de ajuda aos militares perdidos na floresta de Mato Grosso durante a ditadura.

O líder indígena é uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos indígenas e do meio ambiente. Ele iniciou seu ativismo em 1954, aprendeu português, e foi uma voz importante para o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas na Constituição de 1988.

Em um dos episódios que conta no livro, Raoni conta que depois de ajudar os militares na floresta até a base do Cachimbo, que fica na divisa de Mato Grosso com o Pará, decidiu defender o direito dos povos indígenas e passou a traçar o começo de uma trajetória que se tornaria de destaque internacional.

Ao g1, Raoni contou que gostou de ter guiado os militares Cláudio e Orlando, assim que eles são lembrados pelo cacique.

"Gostei de ajudá-los porque eles não conheciam a floresta. Eles me chamaram para ajudá-los e eu os levei até a base aérea do Cachimbo. Na volta, eles se perderam porque seguiram o rastro da anta, e eu os chamei de volta", relembra Raoni.

Ele faz referência à Serra do Cachimbo, que fica na divisa de Mato Grosso com o Pará. Na década de 60, os militares estudavam testes nucleares no subterrâneo da região, conforme relato.

Com o livro, Raoni espera que mais pessoas o conheçam e entendam a importância de defender os povos originários e a preservação das florestas.

Os feitos de Raoni

 

🎬Raoni ganhou destaque internacional em 1977, quando um documentário sobre sua vida foi exibido no Festival de Cannes, na França;

🎸Em 1989, visitou 17 países durante uma turnê internacional ao lado do ex-baixista Sting da banda inglesa The Police;

🏰Em 2012, foi recebido pelo então presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, pediu pela preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região;

📃Em 2020, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O título é concedido a pessoas que possuem destaque na sua área de atuação ou que sejam personalidades respeitadas pelo trabalho com a sociedade;

🌳Em 2023, acompanhou o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) ao subir a rampa do Palácio do Planalto;

⛪Em 2024, entregou uma carta ao Papa Francisco, durante um encontro no Vaticano, em Roma, para falar sobre as mudanças e catástrofes climáticas;