Câmara de Sinop homenageia Unemat pelos 35 anos com Sessão Solene na Universidade

A Câmara Municipal de Sinop concedeu, durante sessão solene realizada na quinta-feira (11), no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), 16 títulos de Cidadão Sinopense e quatro Moções de Aplauso em homenagem aos 35 anos do campus universitário em Sinop. A Sessão fez parte das comemorações das três décadas e meia da Universidade e dos 51 anos de Sinop. Estiveram presentes nove vereadores, o prefeito Roberto Dorner, autoridades da Unemat como a reitora Vera Lúcia da Rocha Maquea e integrantes da comunidade acadêmica.
O presidente da Câmara, Remídio Kuntz, enfatizou que a "festa é de vocês, homenageados, que construíram esta Universidade" e destacou o apoio dos vereadores para a realização da sessão solene, proposta pela vereadora Sandra Donato. "Parabenizar vocês, que são merecedores destes títulos. É o mínimo que a Câmara pode fazer, mas é de coração", afirmou.
O pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da Unemat, Darlan Guimarães Ribeiro, que representou os colaboradores da Universidade, destacou os números da instituição. Segundo ele, a Unemat atende mais de 20 mil alunos em Mato Grosso, possui 29 programas de mestrado e doutorado, recebeu mais de R$ 150 milhões em investimentos em infraestrutura nos últimos anos e conta com 13 campi e 39 núcleos pedagógicos para atender todo o estado.
"O papel que a gente exerce neste estado é muito grande", disse Darlan, lembrando que a história da Unemat está ligada à história de Sinop. "Não é possível ir a uma escola de Sinop e não encontrar um professor formado na Unemat, ou ir a um escritório de contabilidade e não encontrar um contador formado aqui, ou numa obra e não encontrar um engenheiro que saiu da Unemat. Aqui nós formamos secretários municipais, nós formamos vereadores, nós formamos prefeitos. Por tudo isso, não apenas pelos números, é que nós somos a maior Universidade de Mato Grosso", completou.
A professora Sandra Straub, homenageada com título de Cidadão Sinopense, lembrou o início da universidade, nos anos 1990, quando não existia estrutura, e destacou que atualmente já existem diversos alunos com pós-doutorado. Também ressaltou os funcionários que têm liderança na reitoria da Unemat em Cáceres, onde fica a sede administrativa.
O prefeito Roberto Dorner elogiou a iniciativa da Câmara. "Fico feliz pela Câmara porque foi um projeto bem calculado e muito certeiro. Tenho certeza de que estes títulos vão trazer um pouco de alegria para quem tanto faz pela nossa cidade", declarou.
A reitora da Unemat, Vera Lúcia da Rocha Maquea, agradeceu à Câmara e disse que os municípios são grandes parceiros da universidade. Ela fez um relato histórico-cultural do Brasil e afirmou que os campi da Unemat vão deixar um legado de cultura, arte, filosofia e produção técnica.
"Não adianta a gente achar que vai alcançar o desenvolvimento sem a educação e o Mato Grosso tem sido exemplo com tanto investimento", destacou a reitora, lembrando que a Unemat começou sem mestres e doutores e que os alunos se formavam e iam dar aula para os colegas. "Hoje a gente tem a Unemat com quase 100% de doutores e mestres", completou.
"Hoje é um momento de a gente revisitar a história da Unemat e Sinop. Hoje, quem foi homenageado teve o coração batendo mais forte", concluiu Vera Lúcia.
A cerimônia contou com a participação dos vereadores Remídio Kuntz, Sandra Donato, Moisés do Jardim do Ouro, Gilsimar Silva, Ademir Debortoli, Rodrigo Gargantini, Zezinho Construtor, Célio Garcia e Enio da Brígida.
HOMENAGEADOS
Títulos de Cidadão Sinopense:
- Adélia Stedile de Matos
- Almir Arantes
- Claudete Inês Sroczynski
- Eduardo Gimenes Volpini
- Fernanda Mosseline Josende Coan
- Ilario Straub
- Irene Carrillo Romero Beber
- Jean Carlos Crizóstomo de Souza
- Joaquim Cunha de Andrade
- Josivaldo C. dos Santos
- José Luiz Straub
- Julio Cesar Beltrame Benatti
- Miguel Tadayuk Koga
- Roseli Ribeiro Mamede
- Sandra Luzia Wrobel Straub
- Udilmar Carlos Zabot
Moções de Aplauso:
- Unemat pelos 35 anos
- Olimpíadas de Matemática
- Doutorado do PPGLETRAS
- Professor Ronal Tavares