Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 05 de Maio de 2025 - 19:29

Paixão de colecionador

Empresário de Sinop ganhou bola autografada por Pelé; Assista a entrevista

05 de Janeiro de 2023 ás 05h 17min, por Visão Notícias
Foto por Divulgação

O dono de um restaurante em Sinop ganhou de um amigo a bola autografada de Edson Arantes do Nascimento quando esteve na inauguração do estádio Dutra em Cuiabá. O ano foi 1965.

Paschoal Hildalgo Giménez, é, além de santista, amante por peças ou objetos antigos. Os matérias estão expostos em seu comércio localizado na Avenida das Acácias com Rua das Tamareiras, no Jardim Botânico.

A bola foi dada pelo narrador esportivo e ex-secretário de Estado e Esporte de Mato Grosso, Laercio Arruda, que sabendo da sua paixão por futebol e por itens antigos, resolveu presentea-lo.

A bola está localizada em um canto especial e dentro de uma caixa de acrílico em um lugar especial. [Assista a baixo a entrevista]

Em 1965, o rei do futebol Pelé veio para Cuiabá e jogou no estádio Dutrinha contra o time do Dom Bosco.

Naquela época, segundo o pesquisador, cidades e estados contratavam o Santos, time pelo qual Pelé jogava até então. 

O Santos estava em turnê pelo país. Veio a Cuiabá enfrentar o Dom Bosco e depois foi a Campo Grande (MS) jogar contra o Comercial. Na capital mato-grossense, causou alvoroço, registrado nos jornais da época. No hotel em que a delegação estava "foi necessária uma permanente vigilância policial para garantir a manutenção da ordem. Em todos os momentos em que Pelé deixava o quarto a fim de realizar as suas refeições, o jogador era cercado pelos fãs, que pediam autógrafos", diz um trecho do jornal O Estado de Mato Grosso.

A partida estava marcada para o dia 8 de maio, um sábado, às 15h30. Mas desde as 10h um grande público já estava presente no Estádio Presidente Dutra. Torcedores formavam grandes filas nas bilheterias para conseguir ingressos para a partida. A renda foi superior a 15 milhões de cruzeiros, recorde em Mato Grosso.

O Santos estava escalado com Cláudio, Mauro (Modesto), Carlos Alberto (Dé), Geraldino, Haroldo, Lima, Peixinho, Mengálvio (Rossi), Coutinho (Toninho), Pelé (Santana) e Pepe (Abel). O Dom Bosco, por sua vez, jogou com Clóvis, Cuiabano (Platibanda), Bráulio (Avião), César, Carmelindo, Ramão, Tão, Wizer, Didi, Magalhães e Pretinho.

Nesta na última quinta-feira (29), Pelé morreu aos 82 anos, em São Paulo, após ter sido internado no Hospital Albert Einstein, em novembro, para tratar de um tumor de cólon e de uma infecção respiratória.

Assista o bate-papo com o empresário sinopense e o vereador Célio Garcia