Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 05 de Maio de 2025 - 18:13

ATUAÇÃO

Fecomércio-MT atua para continuidade de benefícios fiscais aos setores produtivos em 2023

14 de Dezembro de 2022 ás 15h 35min, por Assessoria

Com uma cadeira no Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat), a Fecomércio-MT conseguiu, junto dos demais membros, a aprovação da manutenção dos benefícios fiscais concedidos no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) às empresas dos mais diversos setores produtivos, entre eles, do comércio varejista e atacadista do estado.

O decreto que confirma isso, de nº 1.571/2022, foi assinado pelo governador do estado, Mauro Mendes, e terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2023. A medida toma como base os efeitos que a pandemia da Covid-19 causou na economia do estado, prorrogando os percentuais atualmente aplicados, de 22% o crédito outorgado para o comércio atacadista e 12% para o comércio varejista.

Segundo apontamentos técnicos encaminhados, ainda em novembro, ao governador do estado e, na época, secretário de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Fabio Pimenta, além da questão pandêmica, a nova aferição dos tributos a serem recolhidos em Mato Grosso, por meio da Lei Complementar nº 631/2019 e que passou a vigorar em 1º de janeiro de 2020, impactou no custo dos produtos comercializados, que na sua maioria, teve aumento superior a 25% no custo das operações das empresas.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que o setor comercial, com o apoio da Federação, tem buscado se manter ativo e atuante. “Lutamos para manter as nossas atividades em funcionamento durante a pandemia, prezando pela manutenção dos empregos e oportunizando novos postos de trabalho, tudo isso para contribuir com o crescimento e desenvolvimento econômico de Mato Grosso”.

Wenceslau Júnior ainda parabeniza o governo do estado pela publicação do decreto que mantém os benefícios aos setores produtivos. “Tal medida vai propiciar a manutenção do crescimento e desenvolvimento das atividades econômicas de Mato Grosso, mantendo o estado como uma das melhores opções para investimentos empresariais para vários setores”.

A reunião que manteve os benefícios fiscais para os setores produtivos até o fim de 2023 foi presidida por Cesar Miranda, presidente do Condeprodemat e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico. Em entrevista ao podcast ‘MT Conectado’, o secretário disse que o modelo de gestão para os incentivos ficais em Mato Grosso é exemplo para o Brasil. “Atuamos com transparência e trouxemos isonomia, capitalização e algo que o estado não tinha: segurança jurídica”.

Composição

O Condeprodemat é composto pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Casa Civil, Fazenda, Procuradoria Geral do Estado e representantes das Federações das Indústrias (Fiemt), Agricultura e Pecuária (Famato), e Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio)