Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 01:42

IMUNIZAÇÃO DE REBANHO

Secretaria auxilia pequenos produtores em vacinação contra Brucelose

10 de Dezembro de 2021 ás 11h 33min, por Vanessa Kienen
Foto por ASSESSORIA

O departamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está realizando o suporte para a vacinação contra a brucelose. O produtor entra em contato com a SEDEC, com os dados pessoais e da propriedade, após isso, é emitido o receituário. Depois, ele faz a compra da vacina e o agendamento da visita.

A responsável técnica da Prefeitura, a médica veterinária Graciele Batista, ressalta que o objetivo é dar suporte gratuito para o pequeno produtor na imunização do rebanho. “O receituário para compra da vacina é emitido, sendo responsabilidade do produtor a compra da vacina, posteriormente, vou até a propriedade e procedo com a vacinação, emito o atestado de vacina e o produtor se dirige até o INDEA para comunicar a vacinação. Em torno do município vacinamos propriedades com até 40 cabeças e na Gleba ate 100 cabeças” destacou.

A imunização é obrigatória, em bezerras bovinas e bubalinas entre três a oito meses, e deve ser comunicada ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A Brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem. De acordo com a médica veterinária, quando há a contaminação, é indicado o abate dos animais acometidos. “Essa doença quebra a produção animal. A vacinação é uma maneira de prevenir a doença que é causada pela bactéria brucella abortus, que acomete principalmente bovinos e bubalinos”, frisou.

“A vacinação contra Brucelose é de extrema importância por se tratar de uma zoonose e das perdas econômicas que a mesma traz ao produtor”, frisou a veterinária. Os pequenos produtores rurais podem realizar o cadastro e a solicitação de suporte de vacinação, além de outros serviços, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. que fica localizada na Avenida das Itaúbas, 3257, setor comercial. Contato: (66) 3520-7585.