Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 03:59

"NÃO É O CONFLITO"

Presidente da Aprosoja culpa Otan pela alta nos fertilizantes

19 de Março de 2022 ás 21h 50min, por CÍNTIA BORGES E LISLAINE DOS ANJOS / MidiaNews
Foto por MidiaNews

Presidente da Aprosoja Brasil, o produtor rural de Mato Grosso Antônio Galvan fez duras críticas aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pelos boicotes à economia russa. 

Para Galvan, são estes países são os “verdadeiros culpados” pela alta no preço dos fertilizantes e até do petróleo em todo mundo, e não a invasão russa à Ucrânia, que ocorreu no fim de fevereiro.

“Não é o conflito em si que está proporcionando esses aumentos, e sim o boicote promovido por alguns países que fazem parte da Otan, para que não saiam fertilizantes nesses dois países”, disse o produtor rural se referindo à Rússia e à ex-Bielorrússia, atual Belarus.

“Se tem algum culpado inclusive do próprio petróleo no mundo são esses países os quais fazem esse bloqueio. Não é o conflito em si”, completou.

A Otan é formada por 30 países na América do Norte e Europa, e tem um tratado de defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização. 

Apesar da crítica, Galvan ponderou que “não são todos os países, porque a maioria é subordinada a meia dúzia dos países do Mundo”.

Galvan sugeriu que a ONU (Organização das Nações Unidas) intervenha com uma resolução e proíba a sanção a fertilizantes e até a produtos agrícolas fornecidos pelos países em conflito.

O objetivo, segundo ele, é garantir a segurança alimentar da população mundial.

“A ONU deve baixar uma resolução mundial para que conflito nenhum possa intervir na produção de alimentos”, sugeriu ao relembrar que a Ucrânia é um grande produtor de trigo.