Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 06:56

INVESTIMENTOS NA APICULTURA

Prefeitura recebe da Seaf equipamentos para apicultura

23 de Março de 2022 ás 11h 04min, por Vanessa Kienen
Foto por ASSESSORIA

A prefeitura de Sinop recebeu da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) equipamentos para serem utilizados no fomento da apicultura do município. Foram repassados para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, departamento de agricultura familiar, um compressor, dosadora de líquido e pastoso e um datador. 

A agricultura familiar é um dos departamentos da Secretaria Desenvolvimento Econômico, e em junho de 2021, o secretário da pasta, Klayton Gonçalves, e a equipe técnica da secretaria, cumpriram agenda na capital com o secretário Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Silvano Amaral. Na ocasião temas como a garantia do fortalecimento da agricultura familiar foram debatidos. “Quero agradecer ao secretário Silvano Amaral, por ter atendido o nosso ofício solicitando esses equipamentos para a apicultura do nosso município” pontuou.

Ele destaca a importância da parceria entre a secretaria e a SEAF. “A secretaria desde o início da gestão, vem buscando fortalecer a agricultura familiar. A SEAF está contribuindo com vários projetos, ajudando o setor em nosso município”, destacou. 

A veterinária da prefeitura Graciele Batista, responsável técnica do entreposto do mel, Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (COOPERNOP), explica que os equipamentos irão automatizar o aumento da produção e o processo de envase e rotulagem do mel. “O entreposto não possuía uma dosadora como a que recebemos, era utilizada uma pressurizadora de envasar sachês de mel, que foi adaptada para envasar as bisnagas com o mel. Esses equipamentos garantirão assim a maior eficiência no acabamento do produto”, explicou.

A veterinária ressalta que a prefeitura de Sinop cedeu o espaço e a estrutura para a COOPERNOP, onde os apicultores podem entregar toda a sua produção para que ela seja processada e vendida de forma regular. Ela frisou que “O entreposto possui registro junto ao Serviço de Inspeção Estadual sob número 133 (SISE133), desde 2019”.