Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 08:04

SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

Prefeitura qualifica produtor a vender produtos em mercados e indústrias de Sinop

05 de Julho de 2022 ás 09h 16min, por Luciano André
Foto por ASSESSORIA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico entregou, ao produtor, Higor Starub, o Selo de Inspeção Municipal (SIM), uma certificação que lhe confere a qualidade de seu produto e lhe dá o direito de comercialização nos mercados e indústria do município.

Straub é o décimo segundo produtor a receber a certificação no município e, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, a ajuda e o suporte técnico que os profissionais da SEDEc ofertam aos pequenos produtores, é de suma importância para alavancar o seu crescimento e fortalecimento econômico. “Desta forma ele pode vender para a indústria, pode vender para os supermercados locais. Ele consegue colocar esse produto em uma quantidade de distribuição bem maior. Muitas vezes quando você não tem esse selo, fica limitado a vender em feiras, em algumas bancas locais e, dessa forma, ele está partindo para um nível de competição aonde ele vai concorrer com empresas nacionais”.

O secretário aproveita o momento para fazer um alerta e um chamamento para os demais para que busquem essa certificação. “E, eu, convido você, que produz, que tem o desejo de conhecer um pouco mais sobre a certificação e a importância do Selo de Inspeção Municipal, que procure a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que faça como este empresário” dispara referindo-se ao produtor de ovos de codorna, Higor Straub, que, na ocasião, acaba de receber a sua certificação do Selo de Inspeção Municipal de qualidade na produção de produto de origem animal.

Ao receber a certificação das mãos do secretário e da médica veterinária responsável pelo processo, o produtor fez questão de demonstrar sua satisfação e profundo entendimento no que isso [SIM] significará e impactará na comercialização de seu produto de agora em diante. “Graças ao selo, agora eu consigo entrar no mercado comercial, poder colocar meu produto que são ovos de codorna e conseguir vender para a indústria, para todo o mercado e, assim, conseguir crescer comercialmente”.

O produtor falou, ainda, do empenho dos profissionais do departamento de agricultura da SEDEC e a importância que esse empenho significa para a sua prospecção comercial e econômica futura. “Para mim foi fantástico porque a gente conseguiu abrir, conseguiu implementar o produto. Eles estão orientando para melhorar cada vez e isso converge com o intuito do meu trabalho”, pontua ao salientar que, atualmente, produz cerca de 2,5 mil ovos de codorna por dia, mas planeja chegar ao máximo possível de produção diária.

Graciele Batista, médica veterinária responsável pelo processo, explica a importância da certificação. “É importante porque o Selo de Inspeção é um selo oficial. É esse selo que vai garantir que esse produto está inspecionado e apto para ir para o mercado e, assim, chegar à mesa do consumidor, estando inócuo, sem perigo para a saúde pública. Esse selo é uma questão de saúde, sendo que, através da inspeção, nós avaliamos a qualidade desse produto. As análises são feitas a cada três meses”.

Além do auxílio na documentação necessária para obtenção do selo, o trabalho da equipe técnica da Secretaria consiste, ainda, na coleta de material [água e também produto] para envio de análises constantes a fim de constatar o controle microbiológico e físico-químico. De acordo com a médica veterinária O produto estando corretamente dentro das normas sanitárias, significa que está apto para consumo sem prejuízos à saúde humana.

Tanto veterinária quanto secretário fazem um chamamento para os demais empresários de produto de origem animal para que busquem tal certificação. De acordo com eles, as portas da Secretaria estão sempre abertas e os técnicos sempre à disposição para orientação e auxílio na busca da certificação.