Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 04:11

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

Prefeitura lança amanhã programa Arranca Safra de recuperação de estradas rurais

13 de Maio de 2022 ás 08h 29min, por Everton Medeiros
Foto por ASSESSORIA

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos lança, nessa sexta-feira (13), o programa ARRANCA SAFRA 2022, de recuperação das estradas vicinais. A cerimônia será às 08h, no entroncamento das estradas Ângela com Viviane. O programa tem como objetivos garantir a recuperação e oferecer melhores condições de tráfego nas estradas da zona rural do município. A comitiva com prefeito, secretários e vereadores sairá da Prefeitura de Sinop às 07h30.

Os trabalhos já começaram desde o início do ano e devem ser intensificados agora no período da seca, com os serviços de patrolamento, cascalhamento, abertura de valas para o escoamento das águas, além de levantamento de estradas, reformas e construção de galerias e pontes. A restauração das vias busca o desenvolvimento da zona rural, oferecendo, além de melhores condições de tráfego, mais segurança e qualidade para o escoamento da produção agropecuária e produtos da agricultura familiar.

O Município de Sinop possui uma extensão de mais de 700 km de estradas vicinais não pavimentadas, num total de 72 estradas. O Programa irá atender todas as estradas vicinais de Sinop, com limpeza em geral, levantamento de grade, conformação das pistas, cascalhamento, sinalização e a tubulação das pontes de madeira. Entre as estradas atendidas, citam-se: Alegria, Alzira, Atlântica, Célia, Edna, Ilka, Nilza, Luciene, Lucila, Viviane, entre outras. As primeiras ações, além das que já estão em andamento, devem ser realizadas na estrada Claudete, Ana e Selene.

O investimento do Programa ARRANCA SAFRA é de recursos próprios e dos repasses do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB). Os valores são utilizados para aquisição de tubos, cascalho, combustível, manutenção de maquinários, contratação de patrolas e caminhões, entre outros.

Em alguns pontos, como as estradas Edna e Ângela, foi realizado o levantamento da estrada, que é quando está mais baixa que a lavoura. Por isso foram feitos valetões nas laterais, para impedir que a água se acumule no centro. O trabalho de cascalhamento e patrolamento dessas vias, que ligam propriedades rurais e servem de escoamento da produção, faz parte de um dos pilares da gestão.

O Programa Arranca Safra tem como objeto a recuperação da malha viária rural do município, visando o escoamento da produção agrícola do pequeno, médio e grande produtor. O programa traz inúmeros benefícios, entre eles: Estradas com melhores condições de tráfego; mais segurança aos condutores; preservação do solo contra os precessos de erosão e assoreamento; redução dos custos de transportes de insumos e produtos e vida útil prolongada das estradas.