Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Abril de 2024 - 06:14

MERENDA ESCOLAR

Nova Mutum irá investir R$ 1,6 milhão na aquisição de alimentos da agricultura familiar

13 de Março de 2024 ás 18h 58min, por GILMAR ALVES
Foto por ASSESSORIA

A Secretaria de Educação de Nova Mutum fez um investimento significativo na agricultura familiar no ano letivo de 2023 . Um total de R$ 1.641.046,92 provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com contra partida do município foram investidos na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Neste ano de 2024, os alimentos serão distribuídos em 20 escolas da rede pública municipal, garantindo uma alimentação saudável a mais de 9.000 alunos.

Elena Maria Maass Lima, secretária de Educação, afirma que o compromisso com a gestão Municiapl é priorizar a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar, visando garantir a diversidade alimentar, sempre respeitando o Mapa de Produção local e as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). "Essa política pública colabora com o desenvolvimento de ações de educação alimentar com os estudantes da rede, inserindo hábitos alimentares saudáveis, beneficiando toda comunidade escolar", destaca.

Marcia Coelho, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, destaca que a inserção dos alimentos da agricultura familiar na merenda escolar impulsiona a economia local, criando oportunidades de emprego e aumentando a renda para os pequenos agricultores e suas comunidades. " Queremos fortalecer o desenvolvimento socioeconômico das áreas rurais e no fomento aos pequenos produtores locais e na promoção da sustentabilidade ambiental".

A coordenadora do Setor de Nutrição e Alimentação Escolar, Angelina Curbani, ressalta que a inclusão de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar contribui para a melhoria da qualidade da alimentação nas escolas, a promoção da saúde, o desenvolvimento econômico e a segurança alimentar dos alunos e da sociedade como um todo.

Em Nova Mutum, 37 agricultores familiares estão envolvidos na produção de hortaliças, frutas, cereais e na agroindústria. O papel crucial desses agricultores na produção de alimentos para a merenda escolar contribui significativamente para a economia local e a sustentabilidade ambiental. A agricultura familiar é um pilar fundamental para promover a saúde e o desenvolvimento socioeconômico da região em Nova Mutum.